O MUSA CASCAIS é um festival de música de temática ambiental, organizado e produzido pela CRIATIVA. É um acontecimento único feito por voluntariado e sem fins lucrativos. O evento tem o objectivo de alertar para a sustentabilidade, o aquecimento global e as alterações climáticas, sob a temática “Preocupas-te?”. Realizado pela primeira vez em 1999, o MUSA CASCAIS tem crescido ao longo das suas treze edições.
MUSA junta a música e a criatividade numa experiência de cidadania global. MUSA é uma inspiração para um lifestyle sustentável.
O MUSA já apresentou o cartaz definitivo para a sua edição deste ano. Vão passar pelo festival vários artistas, destacando-se Ijahman Levy, Etana, Gyptian, Turbulence, Protoje e Mo Kalamity.
Para além do palco principal, este festival apresenta um palco secundário ligado ao dub, onde o soundsystem feito à mão pelos Roots Dimension é a principal atracção.
Não percas um dos principais festivais de reggae na tuga....
FESTIVAL MUSA CASCAIS 2012:
Dias: 22 e 23 de Junho 2012
Local: Estrada Marginal | Praia de Carcavelos, Carcavelos
Horário: Abertura de Portas: 18h | Início do espectáculo: 20h Bilheteira: 1 dia: 10€ | 2 dias: 12€
Bilhetes à venda: No local do evento e nos locais habituais INFORMAÇÕES/RESERVAS: Liga 1820 | www.ticketline.pt
O artista jamaicano de dancehall, Busy Signal, cujo verdadeiro nome é Gordon Glendale, foi detido no Aeroporto Internacional Norman Manley (Jamaica) imediatamente depois de regressar da sua tour europeia.
O artista foi detido com ordem de extradição para os Estados Unidos.
Segundo o JamaicaGleaner, Busy Signal vinha a ser investigado desde 2002 pela policia norte americana, depois de um incidente com nárcoticos na zona de Minnesota (EUA)
O festival alemão Summerjam apresentou o seu cartaz definitivo para a edição deste ano, que vai decorrer entre os dias 6 e 8 de Julho em colónia.
Burning Spear, Sean Paul, Alborsoie, Stephen Marley, Tiken Jah Fakoly, U Roy ou Million Stylez são alguns dos nomes que vão passar na 27ª edição deste festival.
Big Youth em Lisboa pela segunda vez para celebrar o lancamento do novo album com concerto ao vivo no ROOM 5 com Warrior King, Tafari, Janelo A'Costa e Kussundulola Band, The Mighty Killamanjaro, Concrete Jungle, Big Badda Boom e DJ Fyah Oats.
Abertura das Portas às 23h.
Sala: Room 5, Rua Dom Luís I, 1200 Lisboa
Entrada: 18 Euros antes do 9 Junho, 20 Euros no dia.
Bilhetes à venda no Arte E Manha, Bana Surf Shop e Room 5.
Lloyd Brevett, um dos fundadores da mitica banda The Skatalites faleceu no Andrews Memorial Hospital de St Andrew na semana passada com 80 anos de idade.
Em Outubro de 2001 foi-lhe entregue a Order of Distinction e em Outubro de 2010 foi galardoado com a Silver Musgrave Medal pela sua contribuição à música.
O seu filho, Okeene Brevett, foi assassinado em Fevereiro depois de receber um prémio em honra a seu pai nos Jamaica Reggae Industry Association Awards, em Emancipation Park. Já na altura se dizia que a saúde de Lloyd Brevett era delicada.
MILLION STYLEZ - artista que despensa apresentações afigurando-se como estrela do reggae na europa conquistou mais de 12 milhões de views no seu maior hit - Miss Fatty Fatty:
" 2012 está marcado como o ano de regresso de Freddy Locks aos discos. Assim, depois de “Bring Up the Feeling” (2007) e “Seek Your Truth” (2009), o músico trás-nos “Rootstation”.
“Rootstation”, produzido pelo próprio Freddy Locks, é uma viagem rica em experiências variadas, e embora a liberdade, a justiça e o amor sejam o elo de ligação, cada canção desperta diferentes estados de alma e sensibilidades.
O disco foi gravado “live” e é composto por 6 canções com a sua banda “Groove Mission”, 4 acústicas onde Freddy assume todos os instrumentos e 2 “Soundsystem Style”, onde o músico gravou, de um só take, a voz por cima de instrumentais construídos digitalmente por Asher Guardian, onde podemos encontrar o espírito do “dancehall” dos anos 80.
“Rootstation” revela, não só, a multifacetagem do talento de Freddy Locks – a sua vertente acústica e skills the Soundsystem DJ estão bem vincadas no disco - mas também confirma a sua evolução como compositor, vocalista e instrumentista.
As apresentações ao vivo estão marcadas para o próximo dia 13 de Abril em Lisboa (Arte & Manha), 4 de Maio no Porto (Armazém do Chá) e 5 de Maio em Guimarães (CAE). "
Sir David Rodigan está de regresso ao Porto, desta vez para uma actuação no Hard Club, no dia 24 de Abril.
É impossível falar de Reggae e não mencionar como parte activa da sua história, David Rodigan. Com 60 anos de idade completados em Junho de 2011 e mais de 40 anos de carreira, enquanto Jornalista de rádios como a BBC, Kiss FM e selecta, Rodigan é uma referência incontornável da música jamaicana em todo o mundo.
David Rodigan é um símbolo não só do Reggae, mas sim da música e do jornalismo em todo o mundo, tendo o privilégio de entrevistar personalidades como Bob Marley, Dennis Brown, Peter Tosh, entre muitos outros e coleccionar dubplates que mais ninguém no mundo possuí. Falamos de nomes como Bob Marley, Dennis Brown, Ini Kamoze, Damian Marley e muitos outros a dedicarem a música ou a fazerem referência a Rodigan.
Estas ferramentas de trabalho permitem distinguir o valor do selecta e arrecadar prémios atrás de prémios em soundclash por todo o mundo, e que fazem dele Sir David Rodigan, King Rodigan, ou David "Ramjam" Rodigan. Com passagem em Portugal por eventos como Sudoeste Tmn, Meet da Beat, Lux, Indústria Club, este senhor aclamando por muitos como o melhor selecta de Reggae do Mundo, é presença assídua nos maiores festivais de todo o mundo.
Nos últimos dias foi indicado à distinção por parte da Rainha, a "Member of the Most Excellent Order of the British Empire"
BOOOMMMM!! Está aí o 4º Aniversário de FAYA FEX SOUND!
É já no próximo dia 11 de MAIO que iremos festejar o 4º ano deste projecto que tem vindo a representar a cultura reggae/soundsystem de Norte a Sul do país, para os mais diversos públicos, sempre na tentativa de transmitir a mensagem positiva da música jamaicana. Para este 4º Aniversário teremos o prazer de vos presentear com:
GENERAL LEVY (UK)
General Levy, real veteran vindo directamente do Reino Unido, cresceu influenciado pela música reggae e cultura africana. Graças ao seu irmão mais velho, conseguiu criar uma cultura musical consistente: desde ska até ao rock steady, do calypso à soul music, do hip-hop ao reggae. Rapidamente começou a escrever as suas próprias letras e criou o seu primeiro soundsystem "Third Dimension", juntamente com amigos.
Com 19 anos e a solo conseguiu obter o reconhecimento internacional, congratulado com vários prémios: melhor álbum reggae, melhor single com "Heat" e primeiro MC do UK. Depois, a sua música "Incredible", um sucesso worlwide atingindo os principais top ten do UK, foi utilizada nos filmes "Ali G Indahouse" e "Seuls Two". Todos conhecem músicas como "Professional Ganja Smoker", "Choo Choo Train", "Time Dread" ou "Shake (What Ya Mama Gave Ya)".
Desde o Garance Reggae Festival ao Summer Jam passando também pelo Reggae Sun Ska e Realbeat Reggae Festival, foram todos conquistados pela extraordinária energia e performance deste artista.
Skarra Mucci é agora conhecido como o the hottest live dancehall artist na Europa. Depois de algum tempo passado no estúdio, gravando o seu último álbum "Return of the Raggamuffin", que foi lançado este mês, ele está de volta para o apresentar e para se apoderar de Lisboa!
Skarra Mucci é um artista jamaicano conhecido como um dos cantores mais versáteis da sua geração. Com constantes mudanças entre Soul, Gospel, Reggae, Dancehall, Rap e R&B, o seu talento incomparável, o seu flow infindável e a sua criatividade tornaram o seu estilo único, o que deu-lhe o título de Lyric Millionaire. A sua forma de interacção com o público é inacreditável e espontânea. Este é um artista que qualquer pessoa deveria ver pelo menos uma vez na vida.
Já trabalhou com alguns dos melhores produtores europeus e gravou dezenas de singles, incluindo hits como: My Sound, Gimmi di Lovin', When We Kill Duppy, Weeded Anthem, Movie Star, War Dem Get, Fast Money, Emmer No, Bounx It Pon Me, Without Love, Higher Grade, Danger e muitos mais. Em Março de 2007 lançou o seu álbum de estreia "Rise&Shine", seguido de "912" aka Hot Like Fire in 2009 e o seu álbum de Hip Hop "Skarrashizzo", lançado em 2010.
A festa irá realizar-se na renovada República da Música (antigo Tuatara) em Alvalade, Lisboa. A República da Música sofreu alterações a nível estrutural, de modo a ultrapassar defeitos anteriormente detectados, nomeadamente ao nível da temperatura. Uma parede foi demolida por forma a fazer com que o ar circule naquele espaço. Também a iluminação sofreu alterações, passando todas as luzes para LED, o tipo de luminosidade que menos calor gera. A conduta de ar foi também isolada e alargada, contribuindo para uma melhor circulação do ar.
Assim, estão reunidas todas as condições para um festão inesquecível!
www.facebook.com/republicadamusica
Localização: Rua do Centro Cultural 27B, Alvalade http://maps.google.com/maps?f=d&source=s_d&saddr&daddr=38.756345%2C-9.141989&hl=pt-PT&geocode&mra=mift&mrsp=1&sz=17&sll=38.756334%2C-9.141923&sspn=0.004903%2C0.011362&ie=UTF8&t=h&z=17
Os três escoceses Mungo's Hi Fi, Tom Tattersal, Doug Payne e Craig McLeod, deram-se a conhecer nos últimos anos com a actividade do seu sound e com as suas produções, nas quais sabem misturar com grande fluidez desde as novas tendências do dub aos sons que se alimentam do dancehall digital jamaicano dos anos oitenta. A sua gravadora, Scotch Bonnet, está activa desde 2005, e já conta com um bom número de saídas em singles, com a aportação vocal de artistas como Top Cat, Tippa Irie, Ranking Joe, Soom T, Kenny Knots, Mikey Murka, Ras Charmer, Aya Faith, Suncycle, MC Ishu e Marina P. A sua segunda marca, Scrub-A-Dub, pelo seu lado, está especificamente dedicada a produções ao limite entre o reggae e o dubstep, nos quais involucran a produtores como RSD, Liquid Wicked e Itchy Robot. O seu último álbum 'Forward ever', mais orientado ao reggae, recolhe alguns dos seus melhores singles dos últimos anos, com presenças vocais como as de Mr. Williamz, Bigga Ranks e o falecido Sugar Minott. Na sua sessão, Mungo's Hi Fi contará com a jovem e agressiva vocalista escocesa Soom T, bem conhecida pelos apaixonados do dubstep.
Os Congos são um dos nomes mais extraordinários do Reggae Roots do anos setenta. Esta banda é composta por Cedric Myton, Roy Johnson e Watty Burnett. Na verdade, os Congos eram um duo e a ideia de adicionar a voz de barítono de Watty Burnett foi do brilhante Lee Perry, que começou a produzir suas extraordinárias secções vocais misturando com os seus peculiares sons. Desde os primeiros temas como "Congo Man" e "Ark Of The Covenant", era evidente que as vozes dos Congos ligavam a perfeição com o som denso e mistico de Lee Perry e foi uma grande decepção, que Strach aceitasse a decisão de Chris Blackwell, de não distribuir o seu álbum "The Hearth Of Congos" na Island Records. O álbum saiu somente com o nome de Lee Perry e converteu-se num símbolo das obras mestres do roots jamaicano, amado por coleccionadores mas desconhecido para o grande publico. O grupo continuou a sua carreira com outros optimos discos como "Congo Ashanti" e "Image of Africa". Em 1996, afortunadamente, a Blood & Fire "restaurou" o CD "The Hearth Of Congos", dando uma nova notoriedade ao grupo, que iniciou uma nova série de concertos e gravações, baseado na sua lendária fama construída nos anos 70.
Wailing Souls
Com a sua longa discografia de varias décadas, Wailing Souls são um dos grandes grupos vocais da historia do reggae, trabalharam com vários productores, atravessando diferentes fases criativas notáveis. As suas primeiras afirmações chegam ao Studio One através de grandes canções como 'Back out with it' ou 'Mr. col man'. E curiosamente o mesmo grupo sob o nome de Pipe & The Pipers (do sobrenome do cantor solista Winston 'Pipe' Matthews) gravou dois temas para Tuff Gong de Bob Marley em 1971. Depois de deixar Studio One, tiveram um intenso período marcado pelo roots reggae nos anos setenta em Channel One, e também nessa época brilham por auto produções excepcionais como por exemplo 'Bredda gravalicious'. As suas magnificas harmonias vocais adaptam-se à perfeição ao estilo dancehall de princípios dos oitenta com o êxito de temas como 'Firehouse rock' e 'Upfront', sob a direção de Junjo Lawes. A sua discografia continua num bom nível até aos nossos dias.
Barrington Levy
Barrington Levy é um dos cantores de reggae mais populares, que impôs a sua presença e a sua expressividade com uma série de êxitos impressionantes nos anos setenta. Os seus primórdios estão registados nos seu album "Bounty Hunter", produzido pelo emergente Junior Lawes. O seu single posterior, "Collie Weed" o torna como o cantor do momento, com um estilo que alimenta a tradição re-intrepertando Bob Andy ou Jacob Miller, criando assim também o que será o típico estilo dancehall para os cantores. Momentos cruciais de um extraordinário apogeu criativo, deu resultados como "English Man", "Shine Eye Gal", "Hunter Man", "Crucifixion", "Money Move", "Black Rose" e "Shaolin Temple". Em meados dos anos oitenta, Barrington grava nos estúdios da Jah Screw, os super-êxitos da sua vida: "Here I Come" e "Under My Sensi". O seu fluxo de hits continua até aos anos noventa, quando com grande habilidade este artista, repropõe os seus êxitos mais potentes em combinação com os DJs mais fortes no momento, como Beenie Man e Bounty Killer. As suas recentes exibições, demonstram a sua óptima forma e com a sua classe absolutamente inalterada.
Johnny Osbourne
Johnny Osbourne é um dos cantores jamaicanos que deixa mais provas duma grande versabilidade na sua carreira, adaptando a sua energética voz, rica em soul nos mais variados estilos. Começou a cantar a finais dos anos sessenta para Winston Riley com os Wildcats, mas mas o seu debut no mesmo período foi no Studio One com 'All I have is love' seguido rapidamente pelos hits 'Come back darling' e 'Warrior' para Riley. Nesse momento Johnny estabeleceu-se no Canadá durante vários anos. Quando regressou em 1979 gravou uma serie de notáveis temas para Studio One, em parte presente no album álbum 'Truths and rights', obra maestra. No mesmo ano gravou 'Folly ranking' para Prince Jammy e para este mesmo productor realizaria esplendidos dancehall hits como 'Lend me your chopper' e 'Water pumpin', para depois explodir literalmente trás o desenvolvimento digital com 'Buddy bye', 'On the right track' e 'Ice cream sound'. O seu estilo desta época é a autêntica essência do dancehall cantado.
Já está definido o cartaz para a próxima edição do cartaz do Sumol Summer Fest, que se vai realizar nos dias 29 e 30 de Junho de 2012, no Ericeira Camping.
Os principais nomes para a 4ª edição de um dos principais festivais de reggae são Barrington Levy, Alpha Blondy e SOJA.
Os preços dos bilhetes do festival Sumol Summer Fest 2012 variam entre 40 e 65 euros.
Cartaz Sumol Summer Fest 2012
Dia 28 de Junho (5ª feira):
Welcome Party
Dia 29 de Junho (6ª feira):
Alpha Blondy Ponto de Equilíbrio Richie Campbell & The 911 Band Selah Sue Gui Boratto
Dia 30 de Junho (sábado):
Barrington Levy SOJA Gabriel o Pensador Booka Shade
Preços dos Bilhetes do Sumol Summer Fest 2012:
Bilhete diário - 40€ Passe 2 dias sem camping - 50€ Passe 2 dias com camping (inclui a noite de 28 de Junho) - 65€
Bilhetes à venda em Ticketline, Lojas FNAC, Worten, El Corte Inglés (Lisboa e Gaia), Centro Comercial Dolce Vita, Casino de Lisboa, Galerias Campo Pequeno, ABEP, Agências Abreu, Estação de Correios e estações CTT.
É com enorme prazer que completamos 6 anos de actividade da ZONA 6 neste ano de 2012!! Para um grande aniversário, uma grande festa. Para o melhor público, o melhor cartaz! São 6 anos de Zona 6 no dia 6 de Abril, e 6ªfeira Santa em plenas férias da Páscoa!!!
Para celebrar este 6º ANIVERSÁRIO, a ZONA 6 promove uma noite de grande festa no VILLA PORTO CLUB em que o Drum & Bass e o Reggae estarão em destaque representados por alguns dos melhores Dj's nacionais e Internacionais do género!
Do lado Internacional, um dos nomes mais aclamados do Drum & Bass e Dubstep Britânico e já dispensa apresentações em Portugal - BENNY PAGE - da editora de SHY FX "Digital Sound Boy" é autor de anthems como "Turn down the lights", "Crying Out" ou "Battelfield" e reconhecido pelo seu estilo único, marcado pela fusão de elementos Reggae, Ragga e Dub com Drum & Bass e Dubstep, conta com dj support de nomes como DJ Hype, Andy C, Nicky Blackmarket, Skream, Caspa, Rusko e muitos outros. Levou ao rubro o publico português em 2011, e irá proporcionar mais uma noite de grande festa no VILLA dia 6 de Abril!!
Na ala Reggae e pela primeira vez no Porto, um dos maiores SOUND SYSTEMS da Europa massivo! Vencedores de vários prémios europeus e mundias, entre os quais "Universal Clash Champion", "The Dutch Champion Sound" e "Best Clash Promoter", presentes no Festival Sudoeste TMN em 2011 com uma actuação bombástica e no Rotottom (um dos maiores festivais de Reggae da Europa) HERBALIZE IT promete tornar inesquecível para todos os amantes de Reggae esta noite de grande festa para todos nós!
Do lado Nacional, DJ ODER, Produtor, DJ e mentor da ZONA 6, ligado á Dim Mak [USA] de Steve Aoki e á Titan Records (Drum & Bass Arena) promete mais um dos seus frenéticos set's repleto de temas originais e sempre com as últimas novidades. A completar o line up DNB, SURFACE e PLASMATIC da Zona 6, ORIGINAL PRESSURE, MIGDRUM (Earsound) e MIGUEL RAMADA.
As boas vibrações Jamaicanas do Reggae e Dancehall serão trazidas por alguns dos mais conceituados artistas nacionais, XIBATA autor de temas como "Mantem a Chama Acessa" ou "Chega de hipocrisia" tem encantado o país de norte a sul e espera-nos mais uma brilhante actuação ao lado de Celebration Sound. AEROSOUL no seu projecto a solo, sempre explosivo e contagiante!! FYAH BURN, prepara uma actuação que inclui uma estreia muito especial nas festas da Zona 6! A Dancehall Queen Portuguesa 2012 Luana Bonfim, Fyahhhhhhh!! STILL LION sound, um dos jovens e talentosos sounds portuenses! O warm up ficará entregue aos novos talentos Green Sound Killa e Spiritual Roots, estando assim garantida uma noite de grande festa!
Após estes 6 anos de actividade a ZONA 6 tornou-se uma referência no panorama musical português sendo pioneira na Gravação de Vinil á unidade/ Dubplates, tendo já gravado centenas de discos de todos os géneros musicais e para os mais variados Artistas do cenário Nacional e Internacional [Paulo Furtado, Bezegol, Xibata, Freddy Locks, DJ Kronic, Nam Musik (Uk), Jenna G. (UK), Marcelinho Da Lua (BR), Vampisoul Records (ES), Teatro Nacional de S.João, Luís Varatojo, André Cepeda, Rita Andrade, …]. Para além da Gravação de Vinil a ZONA 6 é especializada na Produção de Eventos, tendo como principal objectivo fomentar o crescimento da Produção de Música e do DJ'ing Nacional, sobretudo direccionado para o Drum & Bass, Reggae, Dubstep, e todos as derivações de "Bass music".
Obrigada a todos por estes 6 maravilhosos anos!! Venham mais 6!!
Nascido em 1979, Tarrus Riley consolidou-se nos últimos cinco anos como o melhor entre os novos cantores que narram o quotidiano doloroso da gente jamaicana, que tem na música uma importante fonte de apoio e de orgulho cultural. Filho do cantor Jimmy Riley, Tarrus uniu-se desde jovem ao saxofonista, productor e descobridor de talentos Dean Fraser e em 2004 debuta com o seu CD 'Challenges'. Mas é com 'Parables' em 2006 quando alcança o exito a nível mundial, graças a grandes canções número um em Jamaica como: 'She's royal', 'Stay with you', 'Micro chip' e 'One two order'. Com o sucessivo 'Contagious' manteve elevados os standards de qualidade, devido também ao single dancehall 'Good girl gone bad' em combinação com Konshens. Recentemente contou a magnificiencia dos reis africanos em 'Shaka zulu pickney' e tem pressa em lançar o seu novo CD acústico intitulado 'Mecoustic', que terá também versões das suas melhores canções.
Alpha Blondy
Com a sua excepcional banda, este artista deixou sempre no nosso festival concertos memoráveis nos quais o som essencial do roots reggae une-se magistralmente às propostas africanas. O marfinense Alpha Blondy é, de facto, o artista que mais contribuiu na sua longa carreira a levar a música jamaicana até às suas raízes no continente africano. Depois duma infância marcada pelo amor pelo rock e o jazz, descobriu o reggae através de Bob Marley e Burning Spear numa longa estancia em Nova York nos anos setenta. Ao voltar à Costa do Marfim, Alpha deu vida a uma aventura artística excepcional, que passa por obras de arte como 'Cocody rock', 'Apartheid is nazism', 'Jerusalem' e 'Yitzak Rabin', este último gravado em Jamaica em colaboração com os Wailers. Em 2011 interrompeu um silêncio discográfico de quatro anos com o seu último CD, 'Vision'.
Beenie Man
Beenie Man é um dos maiores artistas de dancehall de toda a história do reggae, graças à sua incrível mistura de capacidade técnica e inventiva, que permitiu sempre criar grandes proezas sobre todo o tipo de ritmos. Nasceu em 1973 e nos finais dos anos setenta começou a frequentar as dancehalls e os estúdios de gravação, desde uma tenra idade: era tão pequeno que precisava de uma caixa de cervejas debaixo dos seus pés para chegar ao microfone. Alcançada a maturidade, e com uma enorme bagagem de experiência às costas, teve uma autentica explosão de criatividade depois de 1995: As suas músicas em que toda a Jamaica (e não só), cantava e dançava era impressionante; foi nomeado durante quatro anos consecutivos DJ do ano: apareceu em 1997 no filme "Dancehall Queen", na que contribuiu no lançamento da banda sonora e obteve o Grammy Award em 2001 com o seu álbum "Art & Life". A sua rivalidade histórica com Bounty Killer alimentou durante anos, as experiências de um ambiente criativo muito competitivo como o da dancehall jamaicana, tendo também inúmeras colaborações de grandes artistas da "black music" como por exemplo, Janet Jackson e Wyclef Jean.
Etana
Com os seus primeiros dois CDs, com os nomes "The Strong One" e "Free Expressions", Etana demonstrou ser umas das melhores esperanças da música jamaicana. A sua força está na sua belíssima voz, carregada de gospel, no seu optimo talento de compositora com textos, confrontantes com a realidade jamaicana e a sua capacidade de misturar o reggae com outros géneros musicais como o soul e o pop. Devem-se recordar, do trabalho com Alborosie em "Blessings", o doce hino ao amor, que alcançou o número um do top na Jamaica em 2009, também cantou outro êxito, sobre a realidade do ghetto em "August Town". O seu trabalho de estreia, esteve marcado por ecletismo, em "Free Expressions" a cantora concentrou-se mais no seu amor pelo reggae, nos seus ultimos concertos evidenciam uma recenta paixão por outro tipo de estilos, como o ska, que deverão surgir no seu novo trabalho, que estará para breve.
Michael Rose
Chega-nos outro grande artista que tem vindo a atravessar várias épocas da história do reggae com a sua potente voz e uma grande força expressiva. Depois dos seus primeiros singles para produtores como Niney The Observer e Lee Perry, juntou-se aos Black Uhuru em 1977. Com esta banda com sons inovadores no âmbito do roots realizou albuns sensacionais como "Black Sounds Of Freedom", "Sensimilla" e "Anthem". Com este ultimo, o grupo conquistou em 1985 o Grammy Award. Abandonou os Black Uhuru, Michael fez uma pausa de reflexão, durante alguns anos para começar uma carreira frutífera a só, em que o seu estilo vocal soube juntar-se na perfeição aos novos sons digitais, através de um grande numero de álbuns e singles. Depois do breve parêntesis na sua união com os Black Uhuru, este poderoso vocalista triunfou no campo do dancehall em 2008, com o seu single "Shoot Out", juntamente com Damian Marley.
Jah Mason
De regresso ao Sunsplash, temos um grande artista do new roots jamaicano: trata-se de Jah Mason, o veterano antes conhecido por Perry Mason, que com a troca do nome artístico, ficou famoso pelo seu caracteristico estilo Sing-Jay e a sua adesão à corrente Rasta dos Bobo Dreads e a afinidade estilistica com artistas como Capleton, Sizzla ou Anthony B. O seu renascimento "conscious" esteve ligado a Flames de Tony Rebel, que deixou mais tarde para gravar um fluxo continuo de hits para vários produtores, entre os quais estão os europeus Hi Score, One Love e Pow Pow. Depois do seu concerto de 2010, juntamente com a banda francesa Dub Akom, o som de Jah Mason, irá ressoar de novo sobre o nosso Main Stage.
Sly & Robbie, Ernest Ranglin & Monty Alexander ft. Bitty McLean
Hoje confirmamos uma actuação que não se pode perder em absoluto, que leva o reggae até às suas raízes impregnadas de jazz: Monty Alexander é um pianista de jazz que nasceu e cresceu na Jamaica e que, apesar das suas importantes experiências como solista ou em conjunto com personagens como Frank Sinatra, Dizzy Gillespie e Oscar Peterson entre outros, nunca esqueceu o seu amor pela ilha caribenha e a sua cultura musical. Bem conhecido na cena dos clubs de Kingston, o guitarrista Ernest Ranglin aproximou desde o principio o jazz ao rythm & blues jamaicano e ao ska através do toque literalmente mágico da sua semi-acústica: Todos os coleccionistas conhecem bem os seus fantásticos temas como solista no Studio One. Ambos unem-se aos gémeos do ritmo Sly & Robbie, que juntos formam a secção rítmica mais famosa da história do reggae, mas nunca se fecharam a outras experiências na música negra. E assim surge um show extraordinário à base de sensibilidade jazzística e grandes colaborações, levadas ao âmbito reggae através da menção de importantes temas das raízes da música jamaicana. Convidado deste quarteto, à voz estará Bitty McLean, o cantor de Birmingham que se deu a conhecer recentemente graças à sua bela voz e a uma atitude próxima à dos grandes cantores da tradição jamaicana.
Max Romeo
Max Romeo é um dos heróis do período em que o reggae nasceu e desenvolveu, adquirindo uma grande fama em todo o mundo. O seu primeiro grande êxito, "Wet Dreams", produzido por Bunny Lee, subiu o top pop em Inglaterra em 1969 e levou ao lançamento no ano seguinte, do seu primeiro álbum "A Dream". Depois disso, encontrava-se no meio de um verdadeiro vórtice criativo, graças à sua estreita colaboração com produtores como Niney The Observer e Lee Perry: Neste período destaca-se com temas de inspiração Rasta e com o apoio musical na campanha eleitoral do líder do PNP Michael Manley, de quem Max era um fervente admirador. Da colaboração com Lee Perry, surgiram as suas jóias mais apreciadas, como "One Step Forward", "Chase the Devil" e "War Inna Babylon", incluídas no seu álbum que tinha o mesmo nome que esta ultima música. A sua vasta carreira com numerosas auto-produções,tem também uma grande amizade com Keith Richards dos Rolling Stones, que ainda hoje perdura. Max Romeo vem a Benicassim pela segunda vez, depois da sua estreia no Sunsplash de 2010.
Tanya Stephens
Apesar de ter menos visibilidade que os seus colegas homens, as mulheres do reggae jamaicano, têm talento, criatividade e sobretudo coragem para enfrentar, como autoras, temas polémicos. Como tal, a carreira de Tanya é absolutamente exemplar: Iniciou-se como artista de dancehall, na metade dos anos 90 com hits como "Yu nu ready fi this yet" ou o "Handle the ride", antes de se iniciar no reggae, com o clássico "It's a pitty". Conquistando o respeito do publico do reggae mundial, desde esse momento, Tanya transformou-se assim, numa cantora refinada mas ao mesmo tempo, alguém realmente apaixonada pelo reggae, em que se pode sentir nos seus albuns "Gangsta Blues" e "Rebelution" temas importantes como a discriminação de classes, raça e sexo, a discutida condição da mulher na Jamaica, no mundo e a luta contra a violência e a injustiça. O seu ultimo CD "Infalible" saíu em 2010.
Já no sábado dia 31 de março mais uma grande sessão a caminho do LX FACTORY com o Sound System de 8000 watts ROOTS DIMENSION !!! Directamente do Reino Unido, apresentamos pela primeira vez em Portugal DUBATEERS e o singer CHARLIE P!!!
DUBATEERS
Este colectivo foi criado em 2004 com o apoio do produtor Dougie Wardrop (Counscious Sounds) e desde então as suas releases têm tido grande sucesso e as suas produções são tocadas por muitos dos soundsystems de topo.
Com uma label respeitada, estilos inovadores de música, remixes de nomes como Disciples, Bush Chemists ou Skream, os DUBATEERS contam com milhares de singles e vinis vendidos e mantêm viva a tradição do UK Dub. Nas suas produções participam grandes artistas como Ranking Joe, Carl Meeks ou Bigga Ranks, e em 2011lançaram dois álbuns, um com Kenny Knots e outro com CHARLIE P, o jovem cantor revelação de apenas 19 anos.
CHARLIE P
Canta desde os 5 anos, sendo actualmente um nome respeitado na cena Reggae e Dub internacional. Com uma mensagem postiva e um estilo único, CHARLIE P tem colaborado com vários produtores e soundsystems, apresentado-se dia 31 ao lado de DUBATEERS para uma actuação explosiva!!
Contamos com o anfitrião das Nations in Dub ROOTS DIMENSION no controlo do sistema de som, JAH VERSION que vêm para apresentar as suas produções e a mais recente singer da crew e ainda com a presença de JAH PROPHET (R3Soldiers).
Nesta festa haverá uma banca destinada à venda de vinil, da responsabilidade do selecta e colecionador Orka.
Já temos o primeiro nome para a Dub Station do Sunsplash 2012, como tal confirmamos de novo a presença deste espaço dedicado ao Dub e ao Heavy Roots. Temos o prazer de anunciar a presença de Jah Shaka, o "reitor" dos dub selectors, que volta a Benicassim, uma segunda vez depois da sua memorável actuação em 2010. A contribuição de Shaka na preservação do espírito roots & culture é incalculável e o som da Dub Station contará com os melhores baixos potentíssimos na sua música, recriando perfeitamente a magia das famosas sessões londrinas. Podemo-nos deixar levar pela viagem que Jah Shaka, nos propõe, que irá tocar sozinho desde o principio até ao final da Dub Station, durante toda uma noite.
Já foram confirmados o nomes dos participantes para a edição deste ano do World Clash, que decorrerá no Club Amazura, em New York e no Pier One em Montego Bay, Jamaica.
No próximo dia 7 de Abril, Fire Links, Tony Matterhorn, David Rodigan, Bass Odyssey, Earth Ruler, Poison Dart e Black Kat encontram-se em New York e, apenas dois dias depois, dia 9 de Abril, Bass Odissey, Black Kat, Black Blunt, Heavy Hammer, Jaro, Rootsman e Code Red vão competir na edição jamaicana para tentar a vitória num dos Sound Clash mais importantes do mundo.
Zion Train feat. Jazzmin Tutum, Sis Bethsabee & Fyah Brass
Estamos orgulhosos de anunciar a presença, no Sunsplash 2012, de velhos amigos do festival que chegam a Benicàssim pela primeira vez para apresentar o seu mais recente trabalho. Os Zion Train começaram a sua actividade em 1990, misturando a paixão pelo dub reggae ortodoxo das sessões de Jah Shaka ou Aba Shanti I com a grande energia dos ritmos tecno e trance que explodiam nas grandes raves de moda daquela época. Mais além desta actividade sonora, este grupo sempre foi acompanhado por uma grande militância no campo social e espiritual que através da sua música passa mensagens de grande inteligência e sensibilidade. Dos sons minimal das primeiras sessões até aos mais complexos clássicos como "Homegrown Fantasy" e "Love Revolutionaries", os Zion Train chegaram a uma grande madurez nos seus trabalhos mais recentes como "Live as one" e o último grande álbum,"State of Mind" Estarão acompanhados em palco pelas grandes vozes de Jazzmin Tutum e Sis Bethsabee e pelos sopros de Fyah Brass, na que será a prémiere do seu novo espectáculo.
Muchachito Bombo Infierno
Uma vez mais, o Rototom abre as suas portas a estilos marcados pela diversidade e a fusão, neste caso para receber pela primeira vez a Muchachito Bombo Infierno. Muchachito é Jairo Perera, nascido em 1975 em Santa Coloma de Gramenet, suburbios de Barcelona. Em 1993, formou a sua banda Trimelón de Naranjus, que se mantiveram como banda, até 2000, quando começou a tocar sozinho em inúmeros bares, nascendo assim o Rumboxing: rumba mais swing a uma velocidade que só ele consegue transmitir. Em 2005 editou o álbum "Vamos que nos Vamos", e junta-se a Gigoleto Brass por completo, reforçando o seu swing, e o pintor Santos de Veracruz, que trata desde os cartazes ao proceder a execução da pintura de um quadro durante o concerto. Em 2007 criou o seu próprio selo, El Orfanato Eléctrico e edita "Visto lo Visto", e em 2010 auto-edita o seu terceiro disco "Idas y Vueltas". A actuação do Sunsplash será um dos seus poucos este próximo Verão e promete ser um espectáculo original e imprevisível, com pigmentos de rumba, swing, ska,...
Alborosie, é um artista que não precisa de apresentações. Discos como "Soul Pirate" e "Escape from Babylon", estão entre os melhores trabalhos, saídos nos últimos anos na cultura Reggae. Depois da publicação do seu ultimo CD, "2 Times Revolution", o seu grande talento, foi premiado em Outubro, em Glasgow com o Mobo Award, como melhor artista Reggae. Albo está fortemente ligado ao Rototom Sunplash, já tendo actuad,o diversas vezes no festival. Mas este ano estamos a organizar algo especial, um evento ao vivo, pensado e construído expressamente para o Sunsplash, titulado como "Alborosie & Friends". Alborosie irá partilhar o palco com convidados variados, grandes artistas, Jamaicanos e não só, ou com que Albo já colaborou, ou com aqueles que tenha uma afinidade estilística particular. Para já, não iremos antecipar nenhum nome, mas se conheces bem a sua discografia, podes encontrar alguns indícios, mesmo antes de anunciarmos os participantes nesta grande noite!
Segundo o www.thewickedesttime.com, o cantor Delyano Brown, mais conhecido como Pressure Buss Pipe, foi vitima na semana passada de um tiroteio nas Ilhas Virgens.
Segundo o mesmo site, o artistas encontra-se em perfeito estado de saúde.
Como já tinha sido anunciado, o pré-festival levará o melhor reggae às ruas de Benicàssim na noite de 15 de Agosto. Sobre o palco preparado, no centro da cidade que acolhe o festival, serão três grandes nomes da história da música jamaicana: Mighty Diamonds, Linval Thompson e Pablo Moses. As harmonias vocais do fabuloso trio foram a razão do éxito a mediados dos anos setenta sobre ritmos Rockers Style, enquanto que ao mesmo tempo se consolidava o jovem Linval Thompson com as suas produções para Bunny Lee. Alguns anos mais tarde, 'Revolutionary Dream' lançava a carreira de Pablo Moses, que seria depois continuada com grandes discos a princípios dos oitenta. Estes concertos são gratuitos e a noite continuará com varias festas reggae nos locais de Benicàssim: Esperamos por vocês!
O Rototom Sunsplash empreende um projecto de colaboração com a prisão de Albocàsser que se iniciará com uma sessão dupla de cinema documentário, em colaboração com o director Fernando G. Guereta, baixo o título 'Canções de redenção', e com a perspectiva de organizar actuações em directo para os presos, com o reggae como eixo principal. Na próxima sexta, dia 17 de fevereiro, ás 11 da manhã, os internos do Centro Penitenciário Castellón II assistirão á pré-estreia do documentário 'Songs of Redemption', gravado recentemente por Fernando G. Guereta na Penitenciaria geral de Kingston. O filme trata o impacto dos programas de reabilitação com música, que estão a obter os seus primeiros resultados numa das prisões jamaicanas mais problemáticas. Tanto o director como membros da Associação Cultural Exodus participarão no acto, que acabará com a projecção de 'Why do Jamaicans run so fast?', documentário que Guereta dirigiu em conjunto a Miquel Galofré e que também foi projectado em Benicàssim com motivo do Rototom 2010.
Rototom no Drug Peace Festival de Viena
O Rototom Sunsplash foi convidado para o próximo Drug Peace Festival, que se celebra em Viena de 9 a 16 de março. Trata-se do encontro anti proibicionista mais importante a nivel mundial, que este ano adopta o slogan ‘Occupy UNODC Vienna 2012’ como resposta à cimeira anual da Commission on Narcotic Drugs, e reúne os sectores críticos com as actuais políticas antidroga baseadas na convenção da ONU de 1961. Como sabem, o Rototom lutou desde o principio contra a War On Drugs e por uma mudança radical nas políticas sobre cannabis, e este encontro unirá a movimentos e associações de todos os países europeus. Por isso, desde aqui, queremos convidá-los a todos os que possam assistir a não perder este evento.
O campismo do Sunsplash, cada vez mais acolhedor
"Continuamos a trabalhar, para melhorar a vossa estadia no recinto do festival e no campismo. As árvores plantadas o ano passado, mantendo o programa de colaboração com "Máster en Eficiencia Energética y Sostenibilidad Medioambiental de la Universitat Jaume", já estão a crescer e a ramificar, pelo que foi preciso começar a podar-las. Podemos dizer, que as sementes plantadas, darão frutos, em forma de sombra nos próximos Verões. Por outro lado, estamos a realizar a limpeza e drenagem dos esgotos da zona de campismo. Estamos ainda a trabalhar na implementação de novos lava-loiças e casas de banho. Iremos continuar a trabalhar, para melhorar e manter o compromisso de oferecer cada vez mais serviços e melhor satisfazer, as necessidades do nosso público."
NATIONS IN DUB - O encontro internacional de Roots Reggae Dub
Em março as NATIONS IN DUB retornam ao LX Factory e ROOTS DIMENSION SOUNDSYSTEM traz novamente convidados internacionais inéditos para mais uma sessão com muita bassline e cultura!!
ROBERTO SANCHEZ
Pela primeira vez em Portugal, temos o prazer de contar com o talentoso cantor, músico e produtor espanhol responsável por alguns dos melhores projectos de Roots Reggae Dub na actualidade. Ao longo dos anos colaborou com artistas jamaicanos de topo como Linval Thompson, Kiddus-I ou Earl 16 sendo capaz de criar o som clássico dos anos 70 no seu estúdio baseado em Santander. Através da sua editora Lone Ark, lançou diversos álbuns e singles que trouxeram o reconhecimento internacional aos seus projectos.
A sua capacidade de trabalhar as diversas vertentes da cultura Reggae levou-o a actuar no palco principal do Rototom 2011 juntamente com o cantor Alpheus (Studio One) e também na Dubstation, onde efectuou uma actuação com misturas Dub ao vivo das suas produções originais. Numa actuação de ROBERTO SANCHEZ podemos ainda contar com interpretações ao vivo em melódica ou kete-drum, num espectáculo digno de um verdadeiro rootsman!
ROOTIKALY MOVEMENT
O projecto residente das sessões Dub Club Guadalajara e um dos principais dinamizadores da cena soundsystem em Espanha acompanha ROBERTO SANCHEZ, trazendo consigo uma selecção carregada de clássicos, collectors e muito dub. Após vários anos de preparação, estrearam no passado mês o seu próprio sistema de som num evento que reuniu pela primeira vez em Espanha 3 soundsystems na mesma noite, destacando-se ainda as actuações por dois anos consecutivos na Rototom Dubstation.
ROOTS DIMENSION
O anfitrião nacional tem o prazer de contribuir para o desenvolvimento da cultura em Portugal, esforçando-se por continuar a dar ao massivo a oportunidade de viver uma noite na verdadeira tradição soundsystem.
FEEL THE MUSIC FEEL THE VIBES!!!
INFO: Entrada: 10 Dubs / 7 Dubs (pré-venda na Cognoscitiva) Horário: 24h às 06h
APOIOS: ETIC, Cognoscitiva, Fazuma, Reggae Vibez, A.P.R., Zona Reggae, InfoReggae
Já está disponivel o trailar da pelicula "Marley" de Kevin Macdonald (autor de filmes como One Day In September ou The Last King of Scotland).
“He made his reggae music to uplift us, inform, entertain, inspire, and make change in the world. He’s a musician, a poet and songwriter, a philosopher, a soldier, an activist and a leader.” Cedella Marley
Depois de uma larga apresentação por toda a Europa, o filme "Exodus - Finding Shelter", que relata os motivos da saída do Rototom Sunsplash de Itália e a sua chegada a Espanha, está agora disponível para ver online na sua nova página www.rototom.tv. A versão original, em grande parte, em italiano, também se encontra legendada em espanhol, inglês e francês. Este filme documentário de 55 minutos, realizado pelo director romano Tommaso D'Elia e produzido pela "Asociación Cultural Exodus" e "Paneikon", conta a história de uma aventura cultural que o mundo inveja a Itália, mas a obstinação da política reduziu o "favorecimento do consumo de substâncias estupefacientes" forçando o seu êxodo e fazendo desaparecer da sua pátria uma experiência que pode ensinar muito desde o ponto de vista organizativo e filosófico, e que foi reconhecida pela UNESCO, como um feito de uma "Cultura de Paz e sem violência".
A noite de Carnaval 2012 ficará marcada pelo lançamento do primeiro disco de um artista bem conhecido por todo o massivo - XIBATA - uma estreia muito especial que representa o culminar de mais de 10 anos de carreira entregues ao movimento e á mensagem inerente a toda esta grande cultura que o Reggae representa.
XIBATA, um dos dj´s pioneiros do movimento Reggae nacional e forte impulsionador deste estilo musical no norte do país, é sem duvida uma referência no panorama português. Responsável pelas míticas noites "Massive Reggae Session" que difundem esta cultura, semanalmente desde 2003 no Contagiarte, é reconhecido pelo seu skill único, originalidade e energia contagiante que fazem com que seja um dos dj´s mais aclamados pelo publico Reggae. Ao longo do seu percurso, actuou nas maiores casas de espectáculo de Portugal, e em festivais e clubes em Espanha, França e Itália, ao lado de inúmeros artistas nacionais e internacionais. Autor de músicas já bem conhecidas como "Chega de Hipocrisia" e "Ingratidão", XIBATA edita agora o seu 1º trabalho em vinil e mp3 na novíssima editora Celebration Records. "Mantém a chama acesa" é um tema que apela á força interior e á motivação cada vez mais necessárias para enfrentar as dificuldades e desafios dos dias de hoje. Este tema foi produzido por Sali Rosário membro dos One Love Family, conta com backing vocals de Dentinho e Mafalda Peixoto. Gravado e masterizado na Fabrica do Som no Porto, e conta com apoio e Produção da Zona 6. Released by: Celebration Records Release/catalogue number: CR001 Release date: Feb 20, 2012
O deejay jamaicano Errol Scorcher faleceu no passado dia 19 de Janeiro, com 55 anos de idade. A causa da morte foi um AVC, segundo o reggae.es.
Scorcher começou a sua carreira nos anos 70 e tornou-se popular através do Tapetone Sound System, de King Jammy. As suas músicas mais conhecidas foram a "Roaching inna de Corner", sobre o Real Rock Riddim e "Frog in a Water", sobre o My Conversation Riddim.
O artista jamaicano de dancehall conhecido como Elephant Man foi detido pela policia e está a ser interrogado pelo CISOCA (Centre for Investigation of Sexual Offences and Child Abuse).
Oficiais do CISOCA declaram que o cantor, de nome real, Oniel Bryan, está a ser investigado em relação a uma serie de denúncias sexuais.
Segundo o site dancehallstarz.com, Elephant Man encontra-se detido e com acusações de violação e agressão sexual.
O prazo de Inscrições para o "Contest Europeu", encerraram domingo passado, com um total de 345 artistas e 24 países participantes. Grupos espanhóis, franceses, alemães, britânicos, suíços, checos, holandeses...E pela primeira vez também russos, romenos e finlandeses apresentaram as suas canções e agora chegou o momento em que o publico e os júris, formados por promotores oiçam, votem e escolham os 18 melhores grupos que passarão às semi-finais ao vivo.
A Taking Over Productions está de regresso para celebrar o 67º aniversário daquele que é considerado por todos o rei o reggae: BOB MARLEY!
Pelo 4º ano consecutivo, e depois 3 grandes festas em homenagem a este ícone mundial que é Bob Marley, continuamos a mostrar que o seu espírito e a sua mensagem perduram.
Quem não se lembra da lendária banda The Gladiators em 2009?ou do mítico concerto dos Twinkle Brothers em 2010?Quem não ficou encantado pela magia de Mokalamity e a voz de Queen Omega o ano passado?
Estes foram grandes momentos passados no Teatro Sá da Bandeira no Porto que ficaram na história do reggae em Portugal.
Pois é mais um momento histórico que queremos proporcionar a todos os reggae lovers e apreciadores de boa música.
O verdadeiro remédio contra a crise, um puro momento de alegria com a vinda de umas das mais importante bandas de reggae UK de sempre falamos de :MISTY IN ROOTS!!
Um concerto há muito aguardado por todos os fãs de Roots Rock Reggae e que não deixará ninguém indiferente. Sucessos como “How long Jah”, “Jah sees, Jah Knows” ou ainda “Poor and needy”, são apenas alguns da sua já longa discografia.
Mais uma vez teremos também a presença dos Uprising que irão fazer a 1ª parte deste concerto com um tributo imperdível a Bob Marley tocando alguns dos seus melhores hits, acompanhados por algumas das vozes mais sonantes do panorama reggae Português.
E para que não falte a boa animação Jamaican style teremos ainda vários Soundsytems que irão ajudar a que esta festa seja realmente uma grande Celebração não só do reggae mas da alegria de viver.
Para consolidar a festa e aquecer o ambiente contaremos também com a presença do nosso convidado especial, e que já faz parte da família, AMLAK TAFARI dos STEEL PULSE para nos guiar através desta jornada musical.
Portanto contamos contigo e com a tua vibração para mais uma festa que promete ser inesquecível. ONE LOVE!
SOMOS JUNTOS E MISTURADOS!
Informações
Preço 12(pré venda) 15 (no dia)
Postos de venda : Teatro Sá da Bandeira, Ticket line, , FNAC, WORTEN, Agencias Abreu, Casino Lisboa, CC Dolce Vita, Cc MMM, Cc Mundicenter ,El Corte inglês, Galeria Comercial campo pequeno
Reservas e info :1820 (24h) ou www.ticketline.sapo.pt
Já começou a segunda fase de venda antecipada para o Rototom Sunsplash, que decorre em Bènicassim durante os dias 16 e 22 de Agosto.
A partir de agora até 10 de Março, o bilhete para todos os dias, custa 140€ e o preço com campismo é de 175€. Relembramos que o preço nas bilheteiras será de 175€ por todos os dias e de 210€ com campismo. Problemas com a compra? A todos os que não conseguiram efectuar a compra antecipada por problemas de transferência bancária, informamos que, a todas as operações que estão registadas no nosso sistema, iremos manter o preço da primeira fase, a todos os que tentaram fazer a compra antes da meia-noite de dia 10 de Janeiro. Para algum esclarecimento, deverão enviar um email para shop@rototom.com
A organização do Rototom já tem as primeiras confirmações para a próxima edição do Forum Social do Rototom Sunsplash 2012.
Trata-se duma importantíssima novidade, à muito aguardada. Ambos irão nos induzir a reflexão sobre temas tão actuais como a "Crise e democracia: Como a crise impôs as suas receitas" e "De 15-M a 15-O: Nascimento duma luta global".
Pela primeira vez, contaremos com a presença de Ignacio Ramonet, um dos jornalistas mais destacados e intelectuais da Europa. Além de ser director do "Le Monde Diplomatique", Ramonet é conhecido pelas suas contribuições ao pensamento pela justiça mundial e por ser promotor do primeiro Forum Social Mundial de Porto Alegre em 2001.
Estará acompanhado por um esperado regresso de seu amigo Ramón Chao, jornalista, escritor e pai do nosso querido Manu Chao, primeiro convidado do Sunsplash de Benicassím em 2010.
O Reggae Blast é o primeiro festival de reggae a abranger as cidades do Porto e de Lisboa no mesmo fim-de-semana! O próximo mês de Março de 2012 traz a Portugal alguns dos sons mais quentes do momento para celebrar da melhor forma a chegada da Primavera com duas noites memoráveis de celebração do reggae!
Totalmente dedicado a este estilo musical, o Reggae Blast propõe-se a divulgar os valores da nação reggae, a sua música, cultura e lifestyle num evento que irá envolver música, muita animação e a descoberta de novos talentos.
Com um cartaz de luxo, o primeiro nome a ser anunciado é Dub Inc, uma das maiores bandas de reggae francês que vai trazer para o palco o seu último disco “Hors Controle” prometendo como sempre uma grande noite de festa onde não faltarão temas como “Rudeboy”, “Murderer”, “Tout Ce Qu’ils Veulent”, “Jump Up”, “Day After Day”, etc!
Após actuações memoráveis em alguns dos maiores festivais Portugueses (Creamfields 2007, Super Bock Surf Fest 2007, Sudoeste 2008, Maré de Agosto 2008, Ocean Spirit 2009, Rock One 2009, Sumol Summer Fest 2010, Reggae Fest Gaia 2011, etc.), a banda Francesa Dub Inc regressa a Portugal para um evento que irá marcar o panorama dos festivais de referência do Reggae em Portugal!
O cartaz do primeiro ano do Reggae Blast posiciona-se como palco privilegiado dos grandes nomes internacionais do reggae mas também da descoberta de novas bandas e dj´s ligados a este movimento.
Na próxima terça, dia 10 de janeiro, mudam os preços da venda antecipada. Não deixem passar a oportunidade de comprar os vossos passes da forma mais económica, a 120€, já que depois passarão a custar 140€.
E agora com a chegada dos Reis magos não te esqueças da opção "Oferece Reggae".
O veterano selecta e locutor britânico, David Rodigan, foi premiado com o MBE (Member of the Most Excellent Order of the British Empire).
Rodigan, que completou 60 anos de idade em 2011, começou a sua carreira como selecta e locutor em 1978, tendo trabalhado nas mais prestigiadas rádios inglesas, como a BBC radio London, a Capital FM ou a Kiss FM.
Chegou a nova edição europeia do Rototom Reggae Contest, que já cumpre 10 anos. Desde 21 de Novembro até 6 de Janeiro, estarão abertas as inscrições para os que queiram participar, de todas as parte da Europa. De 10 a 31 de Janeiro se realizarão as votações, para conhecer os vencedores em Fevereiro. Da mesma forma, o Reggae Contest Latino começou sua segunda edição.
O projecto nunca parou de crescer e na edição passada, haviam mais de 80 parcerias (Festivais, Live, Clubs, Promotores...) de 13 países envolvidos e 278 bandas inscritas de 23 nacionalidades, o que faz do concurso como uma grande comunidade e uma boa plataforma de visibilidade para todos. No total, fizeram-se 50 concertos entre finais e tours dos vencedores. Estejam atentos, muito em breve haverão novidades!