The Congos
Os Congos são um dos nomes mais extraordinários do Reggae Roots do anos setenta. Esta banda é composta por Cedric Myton, Roy Johnson e Watty Burnett. Na verdade, os Congos eram um duo e a ideia de adicionar a voz de barítono de Watty Burnett foi do brilhante Lee Perry, que começou a produzir suas extraordinárias secções vocais misturando com os seus peculiares sons.
Desde os primeiros temas como "Congo Man" e "Ark Of The Covenant", era evidente que as vozes dos Congos ligavam a perfeição com o som denso e mistico de Lee Perry e foi uma grande decepção, que Strach aceitasse a decisão de Chris Blackwell, de não distribuir o seu álbum "The Hearth Of Congos" na Island Records. O álbum saiu somente com o nome de Lee Perry e converteu-se num símbolo das obras mestres do roots jamaicano, amado por coleccionadores mas desconhecido para o grande publico.
O grupo continuou a sua carreira com outros optimos discos como "Congo Ashanti" e "Image of Africa". Em 1996, afortunadamente, a Blood & Fire "restaurou" o CD "The Hearth Of Congos", dando uma nova notoriedade ao grupo, que iniciou uma nova série de concertos e gravações, baseado na sua lendária fama construída nos anos 70.
Com a sua longa discografia de varias décadas, Wailing Souls são um dos grandes grupos vocais da historia do reggae, trabalharam com vários productores, atravessando diferentes fases criativas notáveis.
As suas primeiras afirmações chegam ao Studio One através de grandes canções como 'Back out with it' ou 'Mr. col man'. E curiosamente o mesmo grupo sob o nome de Pipe & The Pipers (do sobrenome do cantor solista Winston 'Pipe' Matthews) gravou dois temas para Tuff Gong de Bob Marley em 1971.
Depois de deixar Studio One, tiveram um intenso período marcado pelo roots reggae nos anos setenta em Channel One, e também nessa época brilham por auto produções excepcionais como por exemplo 'Bredda gravalicious'.
As suas magnificas harmonias vocais adaptam-se à perfeição ao estilo dancehall de princípios dos oitenta com o êxito de temas como 'Firehouse rock' e 'Upfront', sob a direção de Junjo Lawes. A sua discografia continua num bom nível até aos nossos dias.
Barrington Levy é um dos cantores de reggae mais populares, que impôs a sua presença e a sua expressividade com uma série de êxitos impressionantes nos anos setenta.
Os seus primórdios estão registados nos seu album "Bounty Hunter", produzido pelo emergente Junior Lawes. O seu single posterior, "Collie Weed" o torna como o cantor do momento, com um estilo que alimenta a tradição re-intrepertando Bob Andy ou Jacob Miller, criando assim também o que será o típico estilo dancehall para os cantores.
Momentos cruciais de um extraordinário apogeu criativo, deu resultados como "English Man", "Shine Eye Gal", "Hunter Man", "Crucifixion", "Money Move", "Black Rose" e "Shaolin Temple".
Em meados dos anos oitenta, Barrington grava nos estúdios da Jah Screw, os super-êxitos da sua vida: "Here I Come" e "Under My Sensi". O seu fluxo de hits continua até aos anos noventa, quando com grande habilidade este artista, repropõe os seus êxitos mais potentes em combinação com os DJs mais fortes no momento, como Beenie Man e Bounty Killer.
As suas recentes exibições, demonstram a sua óptima forma e com a sua classe absolutamente inalterada.
Johnny Osbourne é um dos cantores jamaicanos que deixa mais provas duma grande versabilidade na sua carreira, adaptando a sua energética voz, rica em soul nos mais variados estilos.
Começou a cantar a finais dos anos sessenta para Winston Riley com os Wildcats, mas mas o seu debut no mesmo período foi no Studio One com 'All I have is love' seguido rapidamente pelos hits 'Come back darling' e 'Warrior' para Riley.
Nesse momento Johnny estabeleceu-se no Canadá durante vários anos. Quando regressou em 1979 gravou uma serie de notáveis temas para Studio One, em parte presente no album álbum 'Truths and rights', obra maestra. No mesmo ano gravou 'Folly ranking' para Prince Jammy e para este mesmo productor realizaria esplendidos dancehall hits como 'Lend me your chopper' e 'Water pumpin', para depois explodir literalmente trás o desenvolvimento digital com 'Buddy bye', 'On the right track' e 'Ice cream sound'.
O seu estilo desta época é a autêntica essência do dancehall cantado.
Mais info: www.rototomsunsplash.com
Desde os primeiros temas como "Congo Man" e "Ark Of The Covenant", era evidente que as vozes dos Congos ligavam a perfeição com o som denso e mistico de Lee Perry e foi uma grande decepção, que Strach aceitasse a decisão de Chris Blackwell, de não distribuir o seu álbum "The Hearth Of Congos" na Island Records. O álbum saiu somente com o nome de Lee Perry e converteu-se num símbolo das obras mestres do roots jamaicano, amado por coleccionadores mas desconhecido para o grande publico.
O grupo continuou a sua carreira com outros optimos discos como "Congo Ashanti" e "Image of Africa". Em 1996, afortunadamente, a Blood & Fire "restaurou" o CD "The Hearth Of Congos", dando uma nova notoriedade ao grupo, que iniciou uma nova série de concertos e gravações, baseado na sua lendária fama construída nos anos 70.
Wailing Souls
Com a sua longa discografia de varias décadas, Wailing Souls são um dos grandes grupos vocais da historia do reggae, trabalharam com vários productores, atravessando diferentes fases criativas notáveis.
As suas primeiras afirmações chegam ao Studio One através de grandes canções como 'Back out with it' ou 'Mr. col man'. E curiosamente o mesmo grupo sob o nome de Pipe & The Pipers (do sobrenome do cantor solista Winston 'Pipe' Matthews) gravou dois temas para Tuff Gong de Bob Marley em 1971.
Depois de deixar Studio One, tiveram um intenso período marcado pelo roots reggae nos anos setenta em Channel One, e também nessa época brilham por auto produções excepcionais como por exemplo 'Bredda gravalicious'.
As suas magnificas harmonias vocais adaptam-se à perfeição ao estilo dancehall de princípios dos oitenta com o êxito de temas como 'Firehouse rock' e 'Upfront', sob a direção de Junjo Lawes. A sua discografia continua num bom nível até aos nossos dias.
Barrington Levy
Barrington Levy é um dos cantores de reggae mais populares, que impôs a sua presença e a sua expressividade com uma série de êxitos impressionantes nos anos setenta.
Os seus primórdios estão registados nos seu album "Bounty Hunter", produzido pelo emergente Junior Lawes. O seu single posterior, "Collie Weed" o torna como o cantor do momento, com um estilo que alimenta a tradição re-intrepertando Bob Andy ou Jacob Miller, criando assim também o que será o típico estilo dancehall para os cantores.
Momentos cruciais de um extraordinário apogeu criativo, deu resultados como "English Man", "Shine Eye Gal", "Hunter Man", "Crucifixion", "Money Move", "Black Rose" e "Shaolin Temple".
Em meados dos anos oitenta, Barrington grava nos estúdios da Jah Screw, os super-êxitos da sua vida: "Here I Come" e "Under My Sensi". O seu fluxo de hits continua até aos anos noventa, quando com grande habilidade este artista, repropõe os seus êxitos mais potentes em combinação com os DJs mais fortes no momento, como Beenie Man e Bounty Killer.
As suas recentes exibições, demonstram a sua óptima forma e com a sua classe absolutamente inalterada.
Johnny Osbourne
Johnny Osbourne é um dos cantores jamaicanos que deixa mais provas duma grande versabilidade na sua carreira, adaptando a sua energética voz, rica em soul nos mais variados estilos.
Começou a cantar a finais dos anos sessenta para Winston Riley com os Wildcats, mas mas o seu debut no mesmo período foi no Studio One com 'All I have is love' seguido rapidamente pelos hits 'Come back darling' e 'Warrior' para Riley.
Nesse momento Johnny estabeleceu-se no Canadá durante vários anos. Quando regressou em 1979 gravou uma serie de notáveis temas para Studio One, em parte presente no album álbum 'Truths and rights', obra maestra. No mesmo ano gravou 'Folly ranking' para Prince Jammy e para este mesmo productor realizaria esplendidos dancehall hits como 'Lend me your chopper' e 'Water pumpin', para depois explodir literalmente trás o desenvolvimento digital com 'Buddy bye', 'On the right track' e 'Ice cream sound'.
O seu estilo desta época é a autêntica essência do dancehall cantado.
Mais info: www.rototomsunsplash.com
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