quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Report Rototom Sunsplash 2010

Chegou ao fim o Rototom Sunsplash e terminou a nossa aventura em Bénicassim.

O Site tem estado desactualizado porque a equipa do reggae.pt.vu esteve no Rototom Sunsplash, o maior festival de reggae na Europa.

Nesta noticia vamos fazer uma pequena reportagem sobre o festival, mostrando alguns dos momentos mais marcantes desta edição do Sunsplash.

Pela primeira vez em Espanha, o Rototom Sunsplash mostrou-se um evento com uma grande organização e com um enorme espirito de paz e amizade.

Foram grandes os momentos vividos nestes 8 dias de festival, especialmente os climas que se criaram entre os portugueses presentes em Bénicassim.
Queremos destacar e agradecer a todos os que viajaram de Portugal para o Rototom, fomos cerca de 80, mas festejámos por mais de 1000.

Houve 4 actuações de portugueses no Rototom, e em todas elas estiverem sempre o massivo português a fazer a festa e a apoiar quem tocava. Stepacide brilharam ao vencerem as meias-finais e a final do Reggae Contest.
Mas não foram apenas os Stepacide que fizeram vibrar os portugueses no Rototom Sunsplash.
Os Celebration Sound e o Selecta Xibata também contribuíram muito para a união, actuando no Free Yard, palco para selectas e soundsystem`s poderem mostrar o seu potencial. E foi durante as actuações de Celebration Sound e Selecta Xibata que se juntou mais massivo neste palco. Duas grandes actuações, que ajudaram a elevar o nome de Portugal no recinto deste festival.

A 1ª edição do Sunsplash em Espanha foi composta por seis palcos diferentes (Main Stage, Dub Room, Dancehall, Lion Stage, Ska Club e Free Yard) e por diversas zonas culturais (Zona de Conferências, African Village, House of Rastafari e Cultural Zone) e contou com mais de 100.000 visitantes, vindos de todos os cantos do mundo.

Todas as barracas e bares do recinto possuíam um soundsystem próprio, havendo música em todos os locais. Um ponto a favor deste festival, uma vez que não é muito usual misturar músicas assim.
O recinto do festival estava 24 horas aberto, nunca fechava e havia sempre actividades diferentes para fazer, desde palestras sobre a cultura reggae, a workshops de diferentes temas.

Destaques Main Stage Rototom:

No Main Stage, existem muitas actuações a destacar, mas se calhar a principal e a surpresa do Sunsplash, Max Romeo. O autor do hit "Chase The Devil" não era para actuar nesta edição do festival, mas foi chamado há ultima da hora para substituir Tony Rebel e Queen Ifrica, que cancelaram o seu concerto.
Destaque também para os concertos de Anthony B, Alborosie, Chuck Fenda, The Abyssinians, Pablo Moses, Marcia Griffiths e Fantan Mojah.


Alborosie:



Anthony B:



Chuck Fenda:



Max Romeo:



The Abyssinians:



Fantan Mojah:







O festival Rototom Sunsplash encerrou o palco principal com uma homenagem ao rei Bob Marley. A organização do Rototom ofereceu uma grande prenda ao público, colocando artistas como The Abyssinians, Marcia Griffiths, Chuck Fenda, Mighty Diamonds, Etana, Wayne Wonder a cantar juntos no palco músicas de Bob Marley.
Um momento inesquecível neste Rototom Sunsplash:



Destaques Dub Room:

O palco Dub Room foi uma dos principais atracções depois do mainstage do Rototom. Com um soundsytem de 20 Kw construido à mão pelo colectivo Ital Sounds(It), a vibração das linhas de baixo do Dub fizeram-se sentir um pouco por todo o recinto do festival. Este palco contou com muitos dos Dub Masters do momento como: Jah Shaka (Uk), Iration Steppas (Uk), Vibronics (Uk), DigitalDubs (Br), Blackboard Jungle (Fr) entre outros.


Are you ready for the bass!?

Vibronics @ Dub Room - Rototom Sunsplash 2010:



Jah Shaka @ Dub Room - Rototom Sunsplash 2010

Sem comentários: