terça-feira, 28 de setembro de 2010

South Side Clash

Está marcada mais uma grande noite para a cultura soundsystem em Portugal.

No sábado, dia 6 de Novembro, o ReggaeVibez e Joi Karyl apresentam o South Side Clash, no Level Club, em Alcochete.

Este clash é marcado pela utilização de dubplates e é apenas o segundo em Portugal a ter estas caracteristicas.

Soundystems em competição:

Fatty Lion
www.myspace.com/fattylionsound

Royal Gully
www.myspace.com/royalgullysound

Fyah Box
www.myspace.com/fyahboxsound

One Sun
www.myspace.com/onesunsound

Big Badda Boom
www.myspace.com/bigbaddaboomsound

Concrete Jungle
www.myspace.com/concretejunglesoundsystem


Mais info: www.reggaevibez.pt.vu

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

World Sound Clash cancelado


O World Sound Clash, programada para acontecer no passado sábado foi cancelado, segundo a organização por razões fora do controlo desta.

O cartaz deste ano incluía Barrier Free, King Tubbys, Supersonic, Trooper, JNR e Poison Dart.

Fonte: www.worldpromotionuk.com

Julgamento de Buju Banton adiado até Dezembro

Julgamento de Buju Banton adiado até Dezembro

Buju Banton vai ter que esperar até Dezembro para conhecer o seu destino.

O juíz Tim Moody anunciou o julgamento vai retomar no mês de Dezembro.

O advogado de Banton, David Markus, realizou um pedido de fiança para o seu cliente e foi informado que o tribunal iria receber o pedido e respondia o mais rápido possível.

Buju pareceu aliviado quando ouvíu o anuncio de uma nova data para retomar o julgamento.

Mais informações para breve.

Fonte: JamaicaObserver

Continua julgamento de Buju Banton


O julgamento de Mark Myrie, conhecido como Buju Banton, continuou ao longo desta semana e no segundo dia do processo a acusação chamou a sua testemunha principal, Alexander Johnson.

Alexander Johnson, testemunha colômbiana, insiste em assegurar uma condenação contra Buju, afirmando que se encontrou com o artista num voo de Madrid para Miami, na Flórida. O vôo teve a duração de oito horas e a testemunha afirma ter mantido uma conversa com Buju sobre tráfico de drogas.

A acusação também apresentou como prova umas gravações onde se ouvía Buju Banton a dizer a Alexander Johnson que estava prestes a fazer muito dinheiro, “I am about making money, straight up”.

Nas gravações também se pôde ouvir Mark Myrie a perguntar a Johnson se tinha algum contacto para adquirir cocaína e a dizer que estava disposto a financiar o negócio. Também disse a Johnson que não tinha contactos na Venezuela e no Panamá, mas que estava implicado num negócio de contrabando de diamantes de África para a Europa.

O advogado de Mark Myrie (Buju Banton) disse em tribunal que o seu cliente era culpado de falar de mais e tinha cometido um erro grave ao provar a cocaína do contrabando.

O advogado também descreveu Alexander Johnson como sendo um informante do governo, bem pago e que engana as pessoas para as implicar em processos de droga.

O agente do DEA, Daniel McCeaffrey, também afirmou que na investigação realizada ao artista durante um ano não se tinham encontrado provas que mostrassem que Buju estaria implicado no tráfico de drogas.

Mais informações para breve

Fonte: JamaicaObserver

domingo, 26 de setembro de 2010

Damian Marley e Nas no Pavilhão Atlântico em Abril



O Pavilhão Atlântico vai ser palco de uma grande festa de hip-hop e reggae quando Nas e Damian "Jr. Gong" Marley apresentarem em Abril de 2011, pela primeira vez em Portugal, o disco Distant Relatives, que editaram em conjunto este ano.

Distant Relatives é a primeira colaboração entre artistas jamaicanos e americanos que termina num longa-duração e traça a linha directa entre o aparecimento do reggae e a revelação do hip-hop, alguns anos mais tarde. Quem melhor para levar a cabo esta missão do que Nas e Damian "Jr. Gong" Marley, que começaram a colaborar no disco do jamaicano, Welcome to Jamrock (2005).

O norte-americano Nas é uma lenda do hip-hop desde o início dos anos 90 quando emergiu do bairro de Queensbridge em Long Island, um viveiro de rappers desde os anos 80. Filho do trompetista Olu Dara, Nas vendeu mais de 20 milhões de discos e foi nomeado para 11 Grammys, ao mesmo tempo que funcionou como embaixador da cultura hip-hop por todo o globo.

O filho mais novo do imortal Bob Marley, Damian "Jr. Gong" Marley entrou para a história da música ao tornar-se no primeiro artista reggae a vencer um Grammy fora da categoria dedicada ao reggae quando levou para casa o galardão para "Best Urban/Alternative Performance" com o mega-êxito Welcome to Jamrock. O álbum com o mesmo nome venceu na categoria para "Best Reggae Album".

"Better Must Come" de I. Eye



Novo single de I Eye, "Better Must Come", inspirado no filme com o mesmo nome.

Começou o julgamento de Buju Banton


Já começou o julgamento de Buju Banton, o artista é acusado de posse e tráfico de mais de 5 kilos de cocaína.

Os outros dois acusados no caso, Ian Thomas e James Mack, realizaram um acordo em que se afirmam culpados e acordaram em testemunhar contra Buju em troca de uma diminuição das suas condenações.

O jurado é composto por 14 pessoas, incluí sete mulheres e dois afro-americanos.

Segunho o Jamaica Observer, a acusação vai apresentar nove testemunhas que vão depor contra Buju.

Se o artista, de nome real Mark Myrie, for considerado culpado incorre a uma sentença d prisão que pode ir de 20 anos a prisão perpétua e a uma multa de 4 milhões de dólares.

Fonte: Reggae.es

Reedição Rumours Riddim

A Pressure Sounds está prestes a lançar uma reedição do clássico Rumours Riddim, de Bunny "Striker" Lee.

Este riddim foi produzido por Augustus "Gussie" Clarke e Gregory Isaacs e tornou-se popular com a música com o mesmo nome, Rumours.

Esta reedição vai ser lançada em formato de 7 pulgadas e os temas vocais eleitos são os de Cornell Campbell e Delroy Wilson e as versões instrumentais serão realizadas pelo trombonista Vin Gordon e por Toney Asha.

Fonte: Reggaemani

Beenie Man vai a tribunal

A estrela de dancehall Beenie Man e o selecta Rolexx vão a tribunal no dia 17 de Novembro para responder à acusação de agressão a LA Lewis.

Os dois acusados atacaram LA Lewis no dia 5 de Junho, depois do funeral do membro dos Voice Mail, O`neil Edwards, quando o carro de LA Lewis bateu no novo carro de Beenie Man.

LA Lewis alegou que Beenie Man saíu do seu carro e agrediu LA Lewis na cara e Rolexx mantinha uma pistola apontada à cara do agredido.

Mais informações para breve.

Fonte: Reggae.es

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Etana participa no filme ""Ghett`a Life"

Etana realizou o seu primeiro papel como actriz no filme "Ghett`a Life", em que interpreta o papel de Arnette, a mãe de um jovem com problemas.

O filme foi realizado por Chris Browne, autor do filme "Third World Cop". O elenco de autores inclui Winston "Bello" Bell, Chris McFarlane, Carl Davis e Teddy Price.

"Ghett`a Life" está em fase de acabamento e deve estrear em 2011.

Fonte: Reggae.es

The Living Legend por Junior Reid


Junior Reid está prestes a lançar um novo álbum, entitulado de "The Living Legend", e deu uma entrevista ao The Gleaner a falar sobre o lançamento do seu no álbum.

O álbum do artista deve sair para o mercado em Novembro e Junior Reid afirma que é um álbum muito esperado pelos seus fãs.

"É um álbum muito esperado. As pessoas não conseguem esperar por este álbum. Consiste em oito músicas de reggae e oito músicas de hip hop e R&B. O rumor apareceu para o álbum.

Eu não tenho que fazer muita promoção para o álbum. É aguardado à muito tempo, a antecipação é uma loucura" contou Junior Reid ao The Gleaner.

Segundo Reid, "Living Legend" foi realizado com a colaboração de artistas como Lil Wayne, Snoop Dog, Swiss Beat, Cassidy, Capleton e dos seus filhos, Andrew e Wadda Blood.

O artista ainda afirmou "Não fiquem surpreendidos se ouvirem Alicia Keys lá, porque ela ainda me deve uma pelo remix do No One".

Mais novidades sobre o lançamento de "The Living Legend" para breve.

Fonte: The Gleaner

Joi Karyl vence No Mercy Soundclash III


Foi em clima de festa que o Porto recebeu a 3ª edição do No Mercy Soundclash.

A noite começou a prometer muito, tanto pela afluência de público, como pela qualidade dos soundsystem`s presentes nesta edição.

Um clash que prometia ser um dos melhores em Portugal, como a organização afirmava, acabou por ser uma desilusão para muitos e por acabar de uma forma algo estranha.

Aconteceu algo inédito, 3 soundsystem`s foram desqualificados por passarem músicas repetidas.

Os primeiros a ser eliminados por um descuido ou falta de atenção foram os Mighty Lions Sound ainda no 2º round. Seguiram-se Faya Fex Sound e Celebration Sound, ambos no 3º round.

Mas voltemos ao inicio, o primeiro round serviu de apresentação dos soundsystem`s em competição, não havendo votações nem expulsões.

No 2º round, dois soundsystem`s tinham que ser eliminados. Mighty Lions Sound foi desqualificado por repetir uma música, Faya Fex e Celebration Sound deliciaram a casa e foram os que tiveram mais votos.
A dúvida surgiu no público quando se optava entre Ontem Sound e Joi Karyl, mas os últimos conseguiram mais votos, passando para a final. Uma decisão justa do público.

Quando se esperava um 3º round emocionante, com os 3 soundsystem`s a darem tudo por tudo, aconteceu o improvável, Faya Fex e Celebration foram desqualificados, dando assim a vitória automática a Joi Karyl, que nem precisaram de deslumbrar o massivo presente, pois já sabiam a decisão, só precisavam de não repetir músicas.

Um clash que acabou muito cedo, sobretudo por não haver final e não haver a fase da "música contra música".

Com a afluência que teve este ano, espera-se que para o ano haja um novo soundclash no Porto, agora num espaço maior e com melhor acústica. Mas com a mudança de espaço repentina não se podia pedir mais nesta noite.

O reggae.pt.vu dá os parabéns aos Joi Karyl pela vitória na 3ª edição do No Mercy Soundclash.

Info Joi Karyl Sound: www.myspace.com/joikarylsoundsystem

domingo, 19 de setembro de 2010

Personality Riddim



Seanizzle apresenta um novo riddim de dancehall, "Personality Riddim".

Músicas Personality Riddim:

Baby Chris – What Did I Do
Beenie Man Feat Pritti Kitti – Suga Plum Plum
Charly Black – Me Nuh Fraid
Future Fambo – Never Sober
G Whizz – Night Or Day
I-Octane & Zamunda – Badda Than Dem
Khago – Nah Sell Out Pt.2
Liquid – Walk & Wine
Lukie D – Larger Than Life
Mavado – Pon Di Thin
Mr. G – Beat Dem Bad
Richie Stephenson – Born To Love U
Seanizzle Ft Ryno – Shadez
Serani – 1st Anniversary
Tony Matterhorn – Barrow U Nuh Beg

Familia de Bob Marley perde luta pelos direitos de autor

A familia de Bob Marley tentou obter os direitos de algumas das gravações mais famosas do rei do reggae, mas o pedido foi rejeitado por um juíz de Nova York.

O juíz Denise Cote decidiu que os direitos dos albúns que Bob Marley gravou entre 1973 e 1977 para a Island Records pertencem à Universal Records.

Os álbuns em questão, Catch a Fire, Burnin`, Natty Dread, Rastaman Vibration e Exodus foram gravados por Bob Marley, com a banda os The Wailers.

Estes álbuns incluem algumas das músicas mais conhecidas de Marley, como "One Love", "I Shot The Sheriff" e "No Woman No Cry".

Fonte: Reggae.es

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Alteração Local No Mercy Soundclash III


ATENÇÂO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

O LOCAL PARA A REALIZAÇÃO DO NO MERCY SOUNDCLASH III FOI ALTERADO POR MOTIVOS ALHEIOS À ORGANIZAÇÃO.

AGORA, O NO MERCY SOUNDCLASH III VAI SER REALIZADO NO BLÁ BLÁ, EM MATOSINHOS.


INFO SOBRE O NOVO ESPAÇO - BLÁ BLÁ:


Abertura das Portas: 00:00
Início do Warmup B-Ragga Sound: 00:00
Início do NM SC III: 01:00

Entrada até à 01:00 5€
Depois da 01:00 7,5€

A entrada no Bla Bla tem um consumo mínimo de 3€


Indicações úteis para chegar ao Bla Bla em Matosinhos:

Morada: Rua Brito Capelo, 1085 Matosinhos

Website do Espaço: www.blabla.com.pt/


Ver mapa maior

Para quem vem de transportes públicos:

Autocarros STCP:

Para ir directo a Matosinhos sem pegar no carro, podem apanhar os seguintes autocarros:

500 - Paragem à frente da Estação de São Bento
(2 minutos da antiga localização do NM SC III)

502 - Paragem na Rua do Bolhão
(4 minutos da antiga localização do NM SC III)

...Depois da 01 da manhã...

Existe um autocarro Linha 1M que sai da paragem da Avenida dos Aliados (junto à Câmara Municipal) durante toda a noite nos seguintes horários:

01:00
02:00
03:00
04:00
05:00


Para regressar de Matosinhos para a baixa do Porto:

Autocarro 1M, sai de Matosinhos nos seguintes horários:

01:30
02:30
03:30
04:30
05:30
06:30

Metro - Linha 1 / Azul:

Outra maneira de ir directo a Matosinhos, é apanhar o Metro da Linha 1 (Azul) na Estação da Trindade que fica por cima da Avenida dos Aliados (5 minutos a pé) e sair na estação Matosinhos Sul que fica a 3 minutos a pé do Bla Bla.

Para mais informações sobre os horários do Metro www.metrodoporto.pt

domingo, 12 de setembro de 2010

Sound Fi Dead Clash com cartaz fechado


Está completo e foi oficializado o line up deste ano para o clash Sound Fi Dead, que vai acontecer no próximo dia 16 de Outubro em Parish, St. Elizabeth, na Jamaica.

O line up deste ano é constituído pelo Sound Trooper, pelos Black Kat, Tek 9, Black Scorpio, Bodyguard e Sentinel.

O evento vai ser apresentado por GT Taylor e Dj Skibu.

Fonte: Reggae.es

Melhora o estado de sáude de Gregory Isaacs

O Jamaica Star desmentiu no seu site os rumores sobre a pioria do estado de sáude de Gregory Isaacs.
Segundo o jornal jamaicano, Gregory Isaacs encontra-se bem e está apenas a descansar da sua tour anual. Gregory Isaacs encontra-se neste momento em Inglaterra, regressando à Jamaica no dia 9 de Outubro.

Fonte: Jamaica-Star

"Before the Dawn" por Buju Banton

Buju Banton está prestes a lançar um novo álbum. "Before the Dawn" vai sair para as ruas nos Estados Unidos e no Japão no dia 28 de Setembro, no dia 4 de Outubro em França e uns dias mais tarde no resto da Europa.

Este trabalho inclui 10 canções antigas, escritas por Buju e contém algumas das melhores músicas escritas pelo artista desde que se iniciou na cena do reggae na Jamaica.

Este álbum foi produzido nos estúdios de Buju Banton, Gargamel Music em Kingston, na Jamaica. Apesar da situação em que se encontra, preso desde de Dezembro deste ano, Buju esteve sempre presente na construção deste projecto, mantendo-se em contacto com os produtores do álbum.

"Before the Dawn" vai ter uma nota escrita por Buju Banton na prisão em que se encontra, na Flórida.

Fonte: JamaicaObserver

Zion Train no Hard Club dia 1 de Outubro


No próximo dia 1 de Outubro - Dia Mundial da MÚSICA - a ZONA 6 tem o prazer de apresentar a primeira grande festa de Dub & Reggae nos palcos do HARD CLUB com os pioneiros do UK Dub e líderes há quase 2 décadas do movimento Dub europeu, ZION TRAIN. Para continuar a noite um elenco nacional de luxo com alguns dos mais carismáticos Selectas e Tooster's do Reggae Nacional.

Há quase duas décadas, ZION TRAIN é líder indiscutível na cena Dub europeia.
Fundado em 1990 por Neil Perch, o grupo foi pioneiro nas performances de Dub misturado ao vivo no palco, aliado a instrumentos acústicos e acompanhado de grandes vocalistas.
A música de ZT é considerada por muitos como o marco do nascimento do Dub-Dance. Em 1992 viram o seu tema “Follow Like Wolks” tornar-se num êxito da cena underground inglesa, este tema “fundia” o Dub com o Acid House, numa mistura única que lhes deu o privilégio de serem considerados como “inovadores” musicais da altura. Em 1993 lançam o seu primeiro álbum, “A Passage To Indica”, um trabalho com um toque bastante minimalista onde Neil Perch junta dois ingredientes, o Dub e o Techno, e assim cria um trabalho único e bastante diferente de tudo o que ouvimos hoje em dia, podemos apreciar na totalidade a versatilidade deste grupo conseguir misturar e criar novos estilos. Em 1994 lançaram o seu segundo álbum “Natural Wonders of the World In Dub”, que rapidamente obteve um enorme sucesso e ainda gerou uma série de lançamentos sobre o formato vinil de 7”.
ZION TRAIN colocou nas prateleiras o EP "World Peace" incluindo os vocais de Dubdada, Tippa Irie e Bennie Man, sucesso certo em todos os Sound Systems do mundo com uma fusão perfeita do Dub inglês com o Dancehall Jamaicano.
Em 2007, viram o seu trabalho ser reconhecido com um Grammy na categoria de “Melhor disco Dub” com o álbum “Live As One” nos Reggae Academy Awards na Jamaica.
Em Portugal marcaram presença em alguns dos maiores Festivais de verão e casas de espectáculo dos quais destacamos, o Festival Sudoeste 2010, Paredes de Coura, Heineken CBT Dance Festival, Festival Ilha do Ermal e Casa da Música, levando sempre o público ao rubro com a energia contagiante e frenética do seu UK Dub. Os ZION TRAIN têm sido um dos grupos mais prolíficos do planeta, produzindo, desde música a revistas, cd's, vinis, sites de internet, etc.

Um espectáculo a não perder na primeira grande festa de Dub & Reggae do HARD CLUB.

Para continuar a noite, as boas vibrações Jamaicanas serão trazidas por alguns dos mais carismáticos do Reggae Nacional, CELEBRATION SOUND um dos Sound Systems mais populares e promissores na cena Reggae/ Dancehall portuguesa, constituído por Selecta XIBATA mentor, vocalista e um dos principais impulsionadores do movimento no norte do país, a quem se juntam Selecta AEROSOUL, PRINCESS ZAMI e TOGA, estando assim garantida uma grande festa! Além da actuação de Celebration Sound, podemos ainda esperar um live act de XIBATA com SALI & MARLEY do conhecido grupo português One Love Family. O warm up fica entregue a Selecta ROMANO, do colectivo Youth Culture num set especialmente dedicado ao Dub & Roots; o fecho ficará a cargo de DIRTY SKANK BEATS a fusão de Drum'n'Bass & Dubstep com Reggae/Dub para fechar a noite com chave douro!

INFOS:

Local: HARD CLUB – Mercado Ferreira Borges - Porto
Doors: 1h00
Bilhete: 15€ pré-venda // 18€ no dia (Pré-venda: Zona 6, Hard Club e ticketline.pt)
Infoline: 939034682
Email: eventos@zona6.org

Mais info: www.zona6.org

18 Setembro - No Mercy Soundclash III


É já este sábado, dia 18 de Setembro (Sábado) a 3ª edição do No Mercy Soundclash com a particularidade de ser a primeira edição do evento no norte do país, mais concretamente na cidade do Porto, no Villa Comunity. Os Sounds participantes neste Soundclash são os seguintes:

- Celebration Sound:
http://www.myspace.com/celebrationsounds
- Ontem Sound:
http://www.myspace.com/ontemsoundsystem
- Faya Fex Sound:
http://www.myspace.com/fayafexsound
- Mighty Lions Sound:
http://www.myspace.com/mightylionsouternacionalsound
- Joi Karyl Sound:
http://www.myspace.com/joikarylsoundsystem

Entrevista feita aos soundsystems que vão participar nesta edição do No Mercy Soundclash:




A "batalha" começa à 1h, o público decide o vencedor, não faltes!

Mais info em: http://bigbaddaboomsound.com

sábado, 11 de setembro de 2010

"Shotta Culture" por Spragga Benz


Um dos albuns mais esperados de 2010, "Shotta Culture", da estrela de Dancehall, Spragga Benz, está agora disponivel.

O album foi produzido pela label BoomTunes do reputado e respeitado produtor Salaam Remi.

Este álbum conta com as participações de vários amigos de Spragga Benz, incluindo Sizzla Kalonji, Stephen Marley, Shabba Ranks, Jah Cure, Queen Ifrica, Hip-Hoppers. Este álnum conta também com a colaboração com Nas e com o produtor Swizz Beats.

Este álbum também representa a primeira vez que Spragga vai a estúdio desde a trágica morte do seu filho, Carlton Grant Jr., em 2008.

Fonte: UnitedReggae

David Rodigan perde a fé na música jamaicana.


Com o título "David Rodigan loses faith in Jamaican Music", o site Reggaemani publicou uma entrevista com o popular selecta e locutor David Rodigan, que se mostra muito triste com as novas propostas que chegam actualmente da Jamaica.

Fora a tristeza e o mal que vê na música jamaicana, Sir Rodigan destaca como positivo o trabalho de vários artistas como Konshens, Etana, Tarrus Riley ou Romain Virgo. Rodigan também se declaram como grande fã de Busy Signal e fala dos trabalhos de artistas como Gentleman, Million Stylez, Cornadoor, entre outros.

Para leres a entrevista completa vai a:

Reggaemani - Entrevista David Rodigan

Fonte: Reggaemani

Dub Kweli

Depois do projecto "Mos Dub", em que Max Tannone remixou alguns dos temas mais conhecidos de Mos Def em ritmos de reggae, chegou a vez do artista de Hip Hop, Talib Kweli, com o "Dub Kweli".

Podes descarregar o projecto de forma gratuita.

Max Tannone - Dub Kweli

Fonte: reggaemani

domingo, 5 de setembro de 2010

"Bob Marley and the Golden Age of Reggae" por Kim Gottlieb


Vai ser lançado durante este mês um livro com fotografias inéditas de Bob Marley.

"Bob Marley and the Golden Age of Reggae" é o titulo do livro, realizado por Kim Gottlieb.

A fotografa e mulher do chefe de relações públicas da Island Records esteve a fotografar Bob Marley durante os anos 75 e 76 e o resultado vai ser tornado público agora, mais de 200 fotografias, muitas delas únicas.

O livro também incluí uma história sobre a música jamaicana escrita por Roger Steffens, assim como uma série de recortes de imprensa, pela autoria de Cameron Crowe.

Mais informações sobre o lançamento deste livro para breve.

Faleceu Norma Dodd

Norma Dodd, viuva do legendário produtor Clement "Coxsone" Dodd morreu recentemente, com causas desconhecidas.

Norma teve um papel muito importante em manter o Studio One depois da morte de Coxsone em 2004, ajudando a manter viva a distribuição inteira do catálogo discográfico tanto na Europa, como nos Estados Unidos.

Fonte: BossSounds

Trailer "Better Must Come"

Segundo o TheWickedestTime.com, vai estrear o filme Better Must Come no próximo dia 13 de Outubro nos cinemas da Jamaica.

O filme retrata o ambiente dos finais dos anos 70 na Jamaica, durante a época da Guerra Fria, e mostra como os diferentes grupos politicos usavam grupos armados e abusavam da violência para vencer as eleições.

Trailer Filme - Better Must Come:

Melodies Riddim

ZJ Liquid lançou recentemente o Melodies Riddim. Este novo riddim conta com a participação de Jah Cure, I-Octane e Jah Vinci.

Julgamento de Buju Banton adiado novamente


O julgamento de Buju Banton foi adiado mais uma vez. Desta vez, o adiamento para o inicio do julgamento foi de uma semana, estando agora previsto começar no dia 20 de Setembro.

Buju Banton está preso desde o passado mês de Dezembro, à espera de um julgamento que já foi adiado por três vezes.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Report Rototom Sunsplash 2010

Chegou ao fim o Rototom Sunsplash e terminou a nossa aventura em Bénicassim.

O Site tem estado desactualizado porque a equipa do reggae.pt.vu esteve no Rototom Sunsplash, o maior festival de reggae na Europa.

Nesta noticia vamos fazer uma pequena reportagem sobre o festival, mostrando alguns dos momentos mais marcantes desta edição do Sunsplash.

Pela primeira vez em Espanha, o Rototom Sunsplash mostrou-se um evento com uma grande organização e com um enorme espirito de paz e amizade.

Foram grandes os momentos vividos nestes 8 dias de festival, especialmente os climas que se criaram entre os portugueses presentes em Bénicassim.
Queremos destacar e agradecer a todos os que viajaram de Portugal para o Rototom, fomos cerca de 80, mas festejámos por mais de 1000.

Houve 4 actuações de portugueses no Rototom, e em todas elas estiverem sempre o massivo português a fazer a festa e a apoiar quem tocava. Stepacide brilharam ao vencerem as meias-finais e a final do Reggae Contest.
Mas não foram apenas os Stepacide que fizeram vibrar os portugueses no Rototom Sunsplash.
Os Celebration Sound e o Selecta Xibata também contribuíram muito para a união, actuando no Free Yard, palco para selectas e soundsystem`s poderem mostrar o seu potencial. E foi durante as actuações de Celebration Sound e Selecta Xibata que se juntou mais massivo neste palco. Duas grandes actuações, que ajudaram a elevar o nome de Portugal no recinto deste festival.

A 1ª edição do Sunsplash em Espanha foi composta por seis palcos diferentes (Main Stage, Dub Room, Dancehall, Lion Stage, Ska Club e Free Yard) e por diversas zonas culturais (Zona de Conferências, African Village, House of Rastafari e Cultural Zone) e contou com mais de 100.000 visitantes, vindos de todos os cantos do mundo.

Todas as barracas e bares do recinto possuíam um soundsystem próprio, havendo música em todos os locais. Um ponto a favor deste festival, uma vez que não é muito usual misturar músicas assim.
O recinto do festival estava 24 horas aberto, nunca fechava e havia sempre actividades diferentes para fazer, desde palestras sobre a cultura reggae, a workshops de diferentes temas.

Destaques Main Stage Rototom:

No Main Stage, existem muitas actuações a destacar, mas se calhar a principal e a surpresa do Sunsplash, Max Romeo. O autor do hit "Chase The Devil" não era para actuar nesta edição do festival, mas foi chamado há ultima da hora para substituir Tony Rebel e Queen Ifrica, que cancelaram o seu concerto.
Destaque também para os concertos de Anthony B, Alborosie, Chuck Fenda, The Abyssinians, Pablo Moses, Marcia Griffiths e Fantan Mojah.


Alborosie:



Anthony B:



Chuck Fenda:



Max Romeo:



The Abyssinians:



Fantan Mojah:







O festival Rototom Sunsplash encerrou o palco principal com uma homenagem ao rei Bob Marley. A organização do Rototom ofereceu uma grande prenda ao público, colocando artistas como The Abyssinians, Marcia Griffiths, Chuck Fenda, Mighty Diamonds, Etana, Wayne Wonder a cantar juntos no palco músicas de Bob Marley.
Um momento inesquecível neste Rototom Sunsplash:



Destaques Dub Room:

O palco Dub Room foi uma dos principais atracções depois do mainstage do Rototom. Com um soundsytem de 20 Kw construido à mão pelo colectivo Ital Sounds(It), a vibração das linhas de baixo do Dub fizeram-se sentir um pouco por todo o recinto do festival. Este palco contou com muitos dos Dub Masters do momento como: Jah Shaka (Uk), Iration Steppas (Uk), Vibronics (Uk), DigitalDubs (Br), Blackboard Jungle (Fr) entre outros.


Are you ready for the bass!?

Vibronics @ Dub Room - Rototom Sunsplash 2010:



Jah Shaka @ Dub Room - Rototom Sunsplash 2010