terça-feira, 17 de abril de 2012

David Rodigan de regresso ao Porto

Sir David Rodigan está de regresso ao Porto, desta vez para uma actuação no Hard Club, no dia 24 de Abril.

É impossível falar de Reggae e não mencionar como parte activa da sua história, David Rodigan. Com 60 anos de idade completados em Junho de 2011 e mais de 40 anos de carreira, enquanto Jornalista de rádios como a BBC, Kiss FM e selecta, Rodigan é uma referência incontornável da música jamaicana em todo o mundo.

David Rodigan é um símbolo não só do Reggae, mas sim da música e do jornalismo em todo o mundo, tendo o privilégio de entrevistar personalidades como Bob Marley, Dennis Brown, Peter Tosh, entre muitos outros e coleccionar dubplates que mais ninguém no mundo possuí. Falamos de nomes como Bob Marley, Dennis Brown, Ini Kamoze, Damian Marley e muitos outros a dedicarem a música ou a fazerem referência a Rodigan.

Estas ferramentas de trabalho permitem distinguir o valor do selecta e arrecadar prémios atrás de prémios em soundclash por todo o mundo, e que fazem dele Sir David Rodigan, King Rodigan, ou David "Ramjam" Rodigan. Com passagem em Portugal por eventos como Sudoeste Tmn, Meet da Beat, Lux, Indústria Club, este senhor aclamando por muitos como o melhor selecta de Reggae do Mundo, é presença assídua nos maiores festivais de todo o mundo.

Nos últimos dias foi indicado à distinção por parte da Rainha, a "Member of the Most Excellent Order of the British Empire"


Evento Facebook

General Levy e Skarra Mucci no 4º Aniversário de Faya Fex


BOOOMMMM!! Está aí o 4º Aniversário de FAYA FEX SOUND!

É já no próximo dia 11 de MAIO que iremos festejar o 4º ano deste projecto que tem vindo a representar a cultura reggae/soundsystem de Norte a Sul do país, para os mais diversos públicos, sempre na tentativa de transmitir a mensagem positiva da música jamaicana. Para este 4º Aniversário teremos o prazer de vos presentear com:


GENERAL LEVY (UK)

General Levy, real veteran vindo directamente do Reino Unido, cresceu influenciado pela música reggae e cultura africana. Graças ao seu irmão mais velho, conseguiu criar uma cultura musical consistente: desde ska até ao rock steady, do calypso à soul music, do hip-hop ao reggae. Rapidamente começou a escrever as suas próprias letras e criou o seu primeiro soundsystem "Third Dimension", juntamente com amigos.

Com 19 anos e a solo conseguiu obter o reconhecimento internacional, congratulado com vários prémios: melhor álbum reggae, melhor single com "Heat" e primeiro MC do UK. Depois, a sua música "Incredible", um sucesso worlwide atingindo os principais top ten do UK, foi utilizada nos filmes "Ali G Indahouse" e "Seuls Two". Todos conhecem músicas como "Professional Ganja Smoker", "Choo Choo Train", "Time Dread" ou "Shake (What Ya Mama Gave Ya)".

Desde o Garance Reggae Festival ao Summer Jam passando também pelo Reggae Sun Ska e Realbeat Reggae Festival, foram todos conquistados pela extraordinária energia e performance deste artista.

www.facebook.com/generalevy
www.myspace.com/generalevy


SKARRA MUCCI (JA)

Skarra Mucci é agora conhecido como o the hottest live dancehall artist na Europa. Depois de algum tempo passado no estúdio, gravando o seu último álbum "Return of the Raggamuffin", que foi lançado este mês, ele está de volta para o apresentar e para se apoderar de Lisboa!

Skarra Mucci é um artista jamaicano conhecido como um dos cantores mais versáteis da sua geração. Com constantes mudanças entre Soul, Gospel, Reggae, Dancehall, Rap e R&B, o seu talento incomparável, o seu flow infindável e a sua criatividade tornaram o seu estilo único, o que deu-lhe o título de Lyric Millionaire. A sua forma de interacção com o público é inacreditável e espontânea. Este é um artista que qualquer pessoa deveria ver pelo menos uma vez na vida.

Já trabalhou com alguns dos melhores produtores europeus e gravou dezenas de singles, incluindo hits como: My Sound, Gimmi di Lovin', When We Kill Duppy, Weeded Anthem, Movie Star, War Dem Get, Fast Money, Emmer No, Bounx It Pon Me, Without Love, Higher Grade, Danger e muitos mais. Em Março de 2007 lançou o seu álbum de estreia "Rise&Shine", seguido de "912" aka Hot Like Fire in 2009 e o seu álbum de Hip Hop "Skarrashizzo", lançado em 2010.

www.reverbnation.com/skarramucci
www.facebook.com/artist2event


ONTEM SOUND (Porto)
www.myspace.com/ontemsoundsystem


FYAH BOX SOUND
www.facebook.com/fyahboxsound


MYSTIC FYAH
www.facebook.com/mysticfyah


JOI KARYL
www.facebook.com/JoiKarylSound


ONDE?

A festa irá realizar-se na renovada República da Música (antigo Tuatara) em Alvalade, Lisboa. A República da Música sofreu alterações a nível estrutural, de modo a ultrapassar defeitos anteriormente detectados, nomeadamente ao nível da temperatura. Uma parede foi demolida por forma a fazer com que o ar circule naquele espaço. Também a iluminação sofreu alterações, passando todas as luzes para LED, o tipo de luminosidade que menos calor gera. A conduta de ar foi também isolada e alargada, contribuindo para uma melhor circulação do ar.

Assim, estão reunidas todas as condições para um festão inesquecível!

www.facebook.com/republicadamusica

Localização:
Rua do Centro Cultural 27B, Alvalade
http://maps.google.com/maps?f=d&source=s_d&saddr&daddr=38.756345%2C-9.141989&hl=pt-PT&geocode&mra=mift&mrsp=1&sz=17&sll=38.756334%2C-9.141923&sspn=0.004903%2C0.011362&ie=UTF8&t=h&z=17

COMO CHEGAR:

Metro: Estação de Alvalade (5 mins. a pé)

Carris: Carreiras 21, 44, 83, 717, 731, 735, 745, 750, 755, 767 (2-3 mins. a pé)

Comboio: Estação Roma - Areeiro (10 mins. a pé)


ENTRADA:

ENTRADA LIMITADA ÀS PRIMEIRAS 750 PESSOAS.

Abertura das Portas: 23h

Preço:
8 FEX'S até à 00h30m
10 FEX'S após a 00h30m

Familia, amigos, massivo, desconhecidos e curiosos, estão todos convidados para fazermos desta a festa mais memorável do ano!

One Love,

FAYA FEX SOUND

Mungo's Hi Fi ft. Soom T na DubStation do Rototom 2012



Os três escoceses Mungo's Hi Fi, Tom Tattersal, Doug Payne e Craig McLeod, deram-se a conhecer nos últimos anos com a actividade do seu sound e com as suas produções, nas quais sabem misturar com grande fluidez desde as novas tendências do dub aos sons que se alimentam do dancehall digital jamaicano dos anos oitenta.
A sua gravadora, Scotch Bonnet, está activa desde 2005, e já conta com um bom número de saídas em singles, com a aportação vocal de artistas como Top Cat, Tippa Irie, Ranking Joe, Soom T, Kenny Knots, Mikey Murka, Ras Charmer, Aya Faith, Suncycle, MC Ishu e Marina P.
A sua segunda marca, Scrub-A-Dub, pelo seu lado, está especificamente dedicada a produções ao limite entre o reggae e o dubstep, nos quais involucran a produtores como RSD, Liquid Wicked e Itchy Robot.
O seu último álbum 'Forward ever', mais orientado ao reggae, recolhe alguns dos seus melhores singles dos últimos anos, com presenças vocais como as de Mr. Williamz, Bigga Ranks e o falecido Sugar Minott.
Na sua sessão, Mungo's Hi Fi contará com a jovem e agressiva vocalista escocesa Soom T, bem conhecida pelos apaixonados do dubstep.


Fonte: RototomSunsplash

Barrington Levy, Johnny Osbourne, The Congos e Wailing Souls no Rototom 2012



The Congos

Os Congos são um dos nomes mais extraordinários do Reggae Roots do anos setenta. Esta banda é composta por Cedric Myton, Roy Johnson e Watty Burnett. Na verdade, os Congos eram um duo e a ideia de adicionar a voz de barítono de Watty Burnett foi do brilhante Lee Perry, que começou a produzir suas extraordinárias secções vocais misturando com os seus peculiares sons.
Desde os primeiros temas como "Congo Man" e "Ark Of The Covenant", era evidente que as vozes dos Congos ligavam a perfeição com o som denso e mistico de Lee Perry e foi uma grande decepção, que Strach aceitasse a decisão de Chris Blackwell, de não distribuir o seu álbum "The Hearth Of Congos" na Island Records. O álbum saiu somente com o nome de Lee Perry e converteu-se num símbolo das obras mestres do roots jamaicano, amado por coleccionadores mas desconhecido para o grande publico.
O grupo continuou a sua carreira com outros optimos discos como "Congo Ashanti" e "Image of Africa". Em 1996, afortunadamente, a Blood & Fire "restaurou" o CD "The Hearth Of Congos", dando uma nova notoriedade ao grupo, que iniciou uma nova série de concertos e gravações, baseado na sua lendária fama construída nos anos 70.


Wailing Souls

Com a sua longa discografia de varias décadas, Wailing Souls são um dos grandes grupos vocais da historia do reggae, trabalharam com vários productores, atravessando diferentes fases criativas notáveis.
As suas primeiras afirmações chegam ao Studio One através de grandes canções como 'Back out with it' ou 'Mr. col man'. E curiosamente o mesmo grupo sob o nome de Pipe & The Pipers (do sobrenome do cantor solista Winston 'Pipe' Matthews) gravou dois temas para Tuff Gong de Bob Marley em 1971.
Depois de deixar Studio One, tiveram um intenso período marcado pelo roots reggae nos anos setenta em Channel One, e também nessa época brilham por auto produções excepcionais como por exemplo 'Bredda gravalicious'.
As suas magnificas harmonias vocais adaptam-se à perfeição ao estilo dancehall de princípios dos oitenta com o êxito de temas como 'Firehouse rock' e 'Upfront', sob a direção de Junjo Lawes. A sua discografia continua num bom nível até aos nossos dias.


Barrington Levy

Barrington Levy é um dos cantores de reggae mais populares, que impôs a sua presença e a sua expressividade com uma série de êxitos impressionantes nos anos setenta.
Os seus primórdios estão registados nos seu album "Bounty Hunter", produzido pelo emergente Junior Lawes. O seu single posterior, "Collie Weed" o torna como o cantor do momento, com um estilo que alimenta a tradição re-intrepertando Bob Andy ou Jacob Miller, criando assim também o que será o típico estilo dancehall para os cantores.
Momentos cruciais de um extraordinário apogeu criativo, deu resultados como "English Man", "Shine Eye Gal", "Hunter Man", "Crucifixion", "Money Move", "Black Rose" e "Shaolin Temple".
Em meados dos anos oitenta, Barrington grava nos estúdios da Jah Screw, os super-êxitos da sua vida: "Here I Come" e "Under My Sensi". O seu fluxo de hits continua até aos anos noventa, quando com grande habilidade este artista, repropõe os seus êxitos mais potentes em combinação com os DJs mais fortes no momento, como Beenie Man e Bounty Killer.
As suas recentes exibições, demonstram a sua óptima forma e com a sua classe absolutamente inalterada.


Johnny Osbourne

Johnny Osbourne é um dos cantores jamaicanos que deixa mais provas duma grande versabilidade na sua carreira, adaptando a sua energética voz, rica em soul nos mais variados estilos.
Começou a cantar a finais dos anos sessenta para Winston Riley com os Wildcats, mas mas o seu debut no mesmo período foi no Studio One com 'All I have is love' seguido rapidamente pelos hits 'Come back darling' e 'Warrior' para Riley.
Nesse momento Johnny estabeleceu-se no Canadá durante vários anos. Quando regressou em 1979 gravou uma serie de notáveis temas para Studio One, em parte presente no album álbum 'Truths and rights', obra maestra. No mesmo ano gravou 'Folly ranking' para Prince Jammy e para este mesmo productor realizaria esplendidos dancehall hits como 'Lend me your chopper' e 'Water pumpin', para depois explodir literalmente trás o desenvolvimento digital com 'Buddy bye', 'On the right track' e 'Ice cream sound'.
O seu estilo desta época é a autêntica essência do dancehall cantado.

Mais info: www.rototomsunsplash.com

SUMOL SUMMER FEST 2012


Já está definido o cartaz para a próxima edição do cartaz do Sumol Summer Fest, que se vai realizar nos dias 29 e 30 de Junho de 2012, no Ericeira Camping.

Os principais nomes para a 4ª edição de um dos principais festivais de reggae são Barrington Levy, Alpha Blondy e SOJA.

Os preços dos bilhetes do festival Sumol Summer Fest 2012 variam entre 40 e 65 euros.


Cartaz Sumol Summer Fest 2012

Dia 28 de Junho (5ª feira):

Welcome Party

Dia 29 de Junho (6ª feira):

Alpha Blondy
Ponto de Equilíbrio
Richie Campbell & The 911 Band
Selah Sue
Gui Boratto

Dia 30 de Junho (sábado):

Barrington Levy
SOJA
Gabriel o Pensador
Booka Shade


Preços dos Bilhetes do Sumol Summer Fest 2012:

Bilhete diário - 40€
Passe 2 dias sem camping - 50€
Passe 2 dias com camping (inclui a noite de 28 de Junho) - 65€

Bilhetes à venda em Ticketline, Lojas FNAC, Worten, El Corte Inglés (Lisboa e Gaia), Centro Comercial Dolce Vita, Casino de Lisboa, Galerias Campo Pequeno, ABEP, Agências Abreu, Estação de Correios e estações CTT.