segunda-feira, 27 de junho de 2011

Rico Rodriguez no Lion Stage do Rototom


Uma lenda viva da música jamaicana formada na prestigiosa Alpha Boys School de Kingston. Nos anos 50 Rico converteu-se num dos melhores trombonistas jamaicanos com notáveis influencias de Jazz, ganhando o célebre concurso local John Opportunity Hour. Gravou um sem fim de sessões para os melhores productores jamaicanos do momento como Coxsone Dodd, Duke Reid e Prince Buster.
No final dos anos 50 abraçou a fé rastafari e começou a viver na comunidade rasta presidida por Count Ossie em Renock Lodge, em Wareika Hills, onde também se encontrava o grande grupo "The Mystic Revelation of Rastafari".
A partir desse momento a sua carreira despegou meteróricamente, muitas foram as colaborações com nomes como Roland Alphonso e Blues Blasters, principalmente. A princípios dos anos 60, farto da perseguição da que a comunidade rastafari era alvo, emigrou a UK, tocando com Georgie Fame, Red Price ou J. J. Jackson, e gravou os albumes: Come Blow Your Horn (Trojan 1965) e Rico in Reggaeland (Pama 1967) assim como as colaborações com Laurel Aitken, D. Harriot ou J. Edwards.
Posteriormente Rico voltou á Jamaica e não voltou a Londres até aos finais dos anos 70, com uns quantos álbuns mais publicados entre Kingston e Londres, jogando um papel importante com a explosão da 2 Tone Era e a sua militância com The Specials.
Rico é um grande trombonista que continua em activo, tocando por todo o mundo e formando parta da banda de Jools Holland nas suas galas da BBC inglesa aos sábados pela noite.



Sem comentários: