terça-feira, 16 de novembro de 2010

Tributo a Gregory Isaacs em Lisboa


Gregory Isaacs, nascido em Kingston-Jamaica a 15 de julho de 1951, foi inquestionavelmente um dos artistas mais populares e versáteis da cultura musical jamaicana.

Começou a cantar com alguns dos melhores músicos de reggae em finais de 60, ganhando rapidamente notoriedade graças ao seu timbre peculiar e voz melodiosa, e entre 1970 e 2009 foi o cantor que mais registos deixou nas várias vertentes musicais.

Do roots reggae ao new-roots, passando pelo lovers rock (cujo conceito foi definido pelo próprio Isaacs), dub e rub-a-dub, a sua voz caracteriza-o como a nenhum outro artista e foi esta peculiaridade que lhe confirmou reconhecimento a nível mundial.

Tendo gravado o seu primeiro single em dueto com Winston Sinclair, "Another Heartache", pelo produtor Byron Lee em 1968, somente em 1973 juntamente com Errol Dunkley, quando cria a African Museum record label'n'shop, é que viu os horizontes serem alargados, expandindo assim o seu trabalho. Uma série interminável de sucessos nos anos seguintes levaram-no a assinar contracto com a Front Line Records, subsidiária da Virgin Records, e em 1978 foi convidado a contracenar no filme Rockers onde interpretou o tema "Slavemaster".

Porém só com "Night Nurse", gravado nos estudios Tuff Gong de Bob Marley em 1982, um ano após o seu falecimento, é que mereceu distinção internacional, revelando-se este um marco para Gregory ao lhe conferir o estatuto de ícone da cultura dancehall.

Ao longo da sua prolífera carreira gravou mais de 500 álbuns, tendo trabalhado com os grandes produtores que marcaram a cultura reggae, dub e dancehall dos anos 70, 80 e 90, até à actualidade -Lee "Scratch" Perry, King Tubby, Glen Brown, Sugar Minott, Freddie McGregor, Dennis Brown, Errol Holt, Prince Jammy, Bobby Digital, Philip "Fatis" Burrell entre outros, culminando no lançamento do seu ultimo trabalho de originais em 2010 "Isaacs Meets Isaac," com o mais conhecido cantor reggae do Zimbabwe, King Isaac.

Tendo falecido a 25 de Outubro 2010, Gregory Isaacs irá ser relembrado no próximo dia 19 de Novembro no Ateneu De Lisboa, tendo como anfitriões do evento Bob Figurante, Ras DaMula, Mystic Fyah Soundsystem, Selecta Diferente, Big Up Soundsystem, Selecta Djuly & convidados.

Estando o início agendado para as 23h, este prolongar-se-á até ao amanhecer, ficando a admissão ao local sujeita ao pagamento de 2€.

O Ateneu fica na rua Portas Sto. Antão, junto ao Coliseu de Lisboa/Hard Rock cafe.

Sem comentários: